18/08/2016

A Especulação Financeira

Postado por Jader Dalmas |

Folha Explica "A Especulação Financeira", escrito por Gustavo Patú - jornalista responsável pela edição da primeira página da Folha de S.Paulo -, explica a natureza e os efeitos da especulação: como os especuladores atuam, como se dá a circulação internacional de capital e quais são as vantagens e os riscos das novas modalidades de aplicação. Tudo isso de forma clara e sintética, sem a preocupação de escolher um lado do debate nem de permanecer sempre equidistante do otimismo e do pessimismo.

A Especulação Financeira é um livro sobre economia e seu funcionamento, assim como um pouco de sua história e de fatos sobre a especulação, euforia e pânico.

Para quem gosta de livros sobre conhecimentos gerais breves, esta é a leitura ideal, pois o autor é muito sucinto e objetivo em explicar e exemplificar o funcionamento da especulação e a evolução da economia mundial.

O que mais me chamou atenção no livro foi a explicação sobre a economia sob a ótica de um especulador e como estes enxergam seus investimentos apenas como meio de conseguir maior lucro, em detrimento ou benefício das empresas e governos nos quais o recurso é investido.

Em suma, é um ótimo livro que fornece uma boa noção de economia, finanças e especuladores, assim como um pouco da história e acontecimentos especulatórios no mercado financeiro, assim como mudanças na economia mundial que afetam a especulação.

0 comentários:

Subscribe