18/05/2015

O Professor do Desejo

Postado por Jader Dalmas |


Publicado em 1977, "O professor do desejo" é uma espécie irônica e devastadora de romance de formação. A juventude, os anos na universidade e a descoberta - atribulada e frequentemente tragicômica - da sexualidade do acadêmico judeu David Kepesh são observados por Philip Roth com maestria narrativa e profundo senso cômico.

Narrado com a marca característica dos melhores livros de Philip Roth, tendo a presença obsedante do humor, da sexualidade e da própria literatura como elementos principais do livro, O Professor do desejo é uma sátira sem freios do eterno embate travado entre nossos instintos mais básicos diante dos princípios da civilização e da cultura. 

O professor do desejo é um livro sobre as experiências de um nerd estudante que resolveu se explorar sexualmente com inusitadas aventuras, as quais nem sempre tiveram um final muito feliz para ele e que o levou a reavaliar suas necessidades e melhor escolher seu futuro.

Para quem gosta de livros sobre a história de vida e experiência de pessoas com um determinado foco, que neste caso é o desejo, este é o livro, pois não conta somente uma aventura, mas uma sequência de experiências que montam a história amorosa de vida de um determinado professor.

O que mais me chamou atenção no livro foi o modo que determinadas experiências afetavam o personagem principal, a ponto de ele se consultar com um psicologo para melhor entender sua situação e se desapegar ao passado, uma vez que viver de passado gera depressão.

Em suma, este é um livro focado na evolução e desenvolvimento pessoal de um personagem quanto ao conhecimento de relacionamentos, assim como uma pessoa estuda para se tornar professor, este professor experienciou vivências para assim poder transmitir seu conhecimento a partir deste livro.

0 comentários:

Subscribe