08/05/2014

Boneca de Ossos

Postado por Liliane Cristine |


POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. 

Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. 

Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. 

Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...

Apesar de a leitura ser mais indicada para o público jovem, eu adorei o livro! Os livros infantis e juvenis sempre me fascinam, ainda mais se o autor ou autora integram elementos interessantes e até mesmo fantásticos em suas histórias...

O livro narra à história de três amigos: Zach, Poppy e Alice que estão em torno de seus 12 anos e ainda brincam com bonecos, bonecas e inventam histórias. Poppy é muito imaginativa e cria uma história para os personagens (os bonecos) toda centrada em uma boneca de porcelana da mãe dela que a chamam de “Rainha” que se mantém em um armário de vidro trancado. Até que um dia Zach decide parar de brincar...

As suas duas amigas não entendem o porquê dele de repente não querer mais brincar com elas, só que mal sabem eles que ainda têm uma história desta vez não fictícia para eles desvendar o mistério e que precisam finalizá-la para ter sucesso total em seu propósito.

A história é contada do ponto de vista de Zach, ele é o mais velho dos três e está tentando lidar com o pai que saiu de casa e depois retornou a família. Poppy, a contadora de histórias, também está lidando com problemas em casa ou a falta de ter a presença dos pais em sua vida. Alice é o oposto de Poppy que tem uma avó superprotetora. Ou seja, cada um está à procura de algo: por mais amor, liberdade e na fuga de esquecer seus problemas em casa.

“Boneca de Ossos” me chamou a atenção desde a primeira página e me manteve interessada até o fim. Eu gostei dos personagens e da forma como foi passada a fase entre a infância e serem jovens adultos, deixando seus interesses de infância para trás e encarando juntos o mundo adulto. Além disso, tem também o elemento sobrenatural da boneca de porcelana misteriosa com uma história um tanto assustadora. E será ela que irá impulsionar os três amigos em uma jornada para descobrir não apenas a verdade sobre a boneca, mas como também sobre si mesmos.

Em suma, Holly Black é uma escritora bastante criativa. Os personagens estão lidando com o fato de que todos eles estão crescendo e buscam através da boneca de porcelana aquilo que poderá ser a uma última aventura juntos. Achei isso simplesmente sensacional! Essa crise de identidade e das crianças verem que cada um está mudando, crescendo, ansiando novos objetivos, histórias mais reais que fictícias...

Muito bom, adorei!

0 comentários:

Subscribe