14/04/2014

O Fio

Postado por Liliane Cristine |


“O Fio” faz parte da coleção “História sem palavras” da Editora Escala Educacional. As Histórias Sem Palavras são contadas exclusivamente por imagens, por meio de narrativa visual. As imagens ganham movimento, os personagens “saltam” das páginas, e a imaginação do leitor pode se tornar a principal fonte de criação da narrativa. As ilustrações de “O fio” narram a trajetória e os desafios enfrentados por uma garotinha depois de descobrir que está com câncer. As ilustrações foram criadas pela autora, Suppa, para uma animação institucional da TUCCA, Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer.

A TUCCA é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1998 por médicos, pais de pacientes e representantes da sociedade civil, com a proposta de elevar as taxas de cura e de melhorar a qualidade de vida de jovens carentes com câncer. Sua principal proposta consiste em mudar a forma de encarar o câncer, preocupando-se também com a qualidade de vida social e psíquica das crianças e jovens.

A autora Suppa conheceu a TUCCA há dez anos e, desde então, utiliza suas ilustrações para colaborar com a Instituição. As ilustrações de “O Fio” encantam os leitores, pois conseguem trazer leveza e fantasia para um tema que é evitado pela maioria das pessoas. Nesta linda história, o leitor é levado ao tema de forma natural, profunda e prazerosa e, assim como a personagem da história, descobre que existem diversas formas de vivenciar o câncer. A fantasia e a beleza desta história sem palavras juntamente com a suavidade da autora tornam “O fio” uma belíssima e delicada obra de arte. 

Lindo trabalho da artista plástica, ilustradora e escritora Suppa, trazendo ao leitor uma visão mais amena sobre o câncer infantil!

Apesar da temática densa e triste a obra da artista envolve o leitor com um cuidado tão bonito que o livro acaba transmitindo uma mensagem positiva, visualizando a doença de uma forma mais leve e otimista, tanto do ambiente hospitalar, como da recuperação em casa com a família.  

O livro faz parte da coleção “História sem palavras”, ou seja, são livros–imagens, que trazem ao leitor histórias por meio de narrativa visual, somente por imagens. Dando ao leitor a oportunidade de criar e interpretar da forma que quiser. Deixando as imagens falarem por si mesmas e de forma lúdica o leitor poderá inventar a sua própria história...

Incrível trabalho, ainda mais trazendo à tona uma temática tão complicada e até polêmica como o câncer. Mas, que ao virar cada página do livro o leitor irá se encantar com a abordagem tão leve e singela... É sem dúvida um livro de esperança que apresenta um jeito peculiar de encarar a doença.

Simplesmente encantada com a sensibilidade da escritora e ilustradora! Não posso esquecer de mencionar que além das ilustrações lindas o livro é de capa dura.

Se você quiser saber mais sobre o livro e a inspiração da autora ter desenvolvido este livro. Conheça a animação “O Fiozinho” ! A autora fez há cerca de dois anos para a Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (Tucca), entidade com a qual contribui há uma década.

0 comentários:

Subscribe