"Em tempo real" significa que novos acontecimentos hoje ocorrem em minutos, e não em dias. Desse modo, as empresas desenvolvem (ou aperfeiçoam) produtos e serviços instantaneamente, baseadas no feedback de clientes ou eventos de mercado. Assim que surge uma oportunidade de negócio, muitas empresas já agem para abraçá-la e convertê-la em resultados. David Meerman Scott mostra ao leitor como inserir a sua empresa na era do "em tempo real". Descubra como agir e reagir de forma flexível à medida que os eventos se sucedem, posicione a sua marca adequadamente na web e evite erros desastrosos. Marketing e comunicação em tempo real também possibilitará a você: - Criar uma cultura de negócios que incentive a velocidade de ação; - Compreender os sinais de compra por meio da interação das pessoas com seu conteúdo online; - Colaborar para o desenvolvimento de produtos, marcas e até mesmo materiais promocionais, tais como vídeos online; - Gerar repercussão positiva na mídia; - Estabelecer políticas de preço alinhadas à estratégia e que tragam valor; - Usar a tecnologia para acompanhar conversas online e instantaneamente engajar clientes e potenciais novos compradores.

Marketing e Comunicação em Tempo Real trata dos meios disponibilizados pelas empresas para comunicação dos seus clientes e de casos nos quais o problema pode virar uma dor de cabeça para a empresa que não demonstra solidariedade.

A comunicação no meio digital é ágil e não tem tempo para preguiça, assim havendo etapas de popularidade de uma notícia, as quais indicam o nascimento, crescimento, pico, esquecimento e passado. Os clientes demandam uma maior atenção das empresas neste mundo em tempo real e a atitude destas deve ser precisa e rápida para evitar que uma reclamação se torne um elefante branco na sala do presidente.

Muitas empresas grandes acabam não tendo agilidade o suficiente para ouvir os clientes, e isso pode prejudicá-las, entretanto há empresas que conseguem se manter grande e crescendo ao mesmo tempo que atendem seus clientes com velocidade, destreza e precisão, e muito disso se deve a boas ferramentas de comunicação e um time dedicado.

Os atos de uma empresa que podem afetar os usuários de seus serviços devem ser claramente comunicados para não causar desconforto, pois mais do que uma informação errada, a desinformação gera além de um descrédito com a empresa, um senso de abandono e falta de auxilio da empresa a qual um ou mais clientes depositaram confiança.

Em suma, a leitura ajuda a visualizar pontos importantes a serem cuidados pela empresa para que os clientes sejam atendidos de forma rápida, e apresentações no livro que exemplificam ocasiões nas quais esta atenção não foi o suficiente, ou que atenderam perfeitamente as necessidades e resolveram o problema daqueles clientes. A leitura é valida para aqueles que buscam melhorar a comunicação nas redes sociais digitais, ou para maior conhecimento sobre este assunto.

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