18/07/2013

Stravaganza - Cidade das Máscaras

Postado por Liliane Cristine |

Em um lugar muito distante, nos tempos da Renascença, um homem tira a sorte: nas cartas, ele prevê que sua soberana está em perigo. O número 16 aparecia em todas as somas, e um caderno aparece ligando todos os sinais. Em outro plano, na Londres do século XXI, Lucien tem 16 anos e está com leucemia; para alegrar seu dia, seu pai o presenteia com um objeto muito semelhante… e mal sabe o garoto que, uma vez com ele, seus sonhos poderiam trazer uma nova realidade cheia de maravilhas, mistérios e intrigas nos quais ele terá um papel fundamental. 

Stravaganza - Cidade das Máscaras da autora Mary Hoffman é o primeiro livro de uma série de fantasia onde leitores de todas as idades poderão desfrutá-lo.

Lucien está muito doente, não podendo ir para a escola ou até mesmo sair de sua cama, mas quando ele ganha de seu pai um caderno antigo com páginas muito finas e uma linda capa marmorizada, com veios vermelho-escuros e roxos espiralados, toda a sua vida muda. Lucien encantado com o livro adormece com ele e seu "espírito" é levado para a cidade de Bellezza. Lucien então descobre que é capaz de viajar entre dois mundos. E o que ainda é melhor, enquanto está na cidade de Belezza fica completamente bem, saudável, sem a doença que tanto o aflige.  

O problema é que quanto mais ele viaja para esta cidade extraordinária, mais ele parece desaparecer de seu próprio mundo e para a sua família. E as aventuras, os acontecimentos e até os laços de amizades se tornam cada vez mais fortes...  Lucien vive um dilema entre viver doente mais cercado do amor de seus pais ou completamente livre da doença num mundo novo, remoto, mas que descobriu uma nova vida e pessoas queridas...

O livro tem uma premissa  interessante_ à temática viagem no tempo... Desde a série Outlander de Diana Gabaldon, “Viagem ao tempo” sempre me interessou e me fascina. Mesmo o livro tendo um elemento diferente: Lucien enquanto está na cidade de Belezza, fica dormindo na sua outra vida, como se ele estivesse sonhando... Eu durante muito tempo de leitura achava que ele estava de fato sonhando, mas a autora partiu mesmo para o elemento fantasia, no entanto, foi diferente e até mesmo original. 

Acredito que esse livro irá encantar principalmente os mais jovens, não que eu não tenha gostado, o livro é bom, apresenta alguns temas interessantes para discussão! Só achei a forma da escrita, alguns elementos nele inseridos e o romance leve dos personagens mais voltado ao público jovem. Mas, vou querer ler a continuação da série que a Editora ID já publicou, o livro se chama Stravaganza - Cidade das Estrelas. 

***

Pontos positivos: A temática central do livro e seus personagens. 

Pontos negativos: A forma da escrita da autora mais voltada ao público jovem, tornando alguns temas pouco explorados e não muito convincentes.

Estado de espírito: No início envolvida, no meio meio da leitura desinteressada e no final novamente envolvida.

Tempo de leitura: 2 semanas.

Fez-me refletir sobre: Sobre o câncer e a prova de que em outros ares, pensamentos e amigos sinceros podem ajudar a pessoa se sentir melhor em relação a doença.

Temas relacionados: Viagem no tempo, câncer, ambição, Itália, amizade.

Música: "Rondo Veneziano - Musica... Fantasia"


0 comentários:

Subscribe