25/03/2013

Como Encontrar o Trabalho da sua Vida

Postado por Liliane Cristine |

Saindo um pouco dos moldes do blog, a resenha desta vez é sobre o livro “Como Encontrar o Trabalho da sua Vida”.

Mas, já adianto, não deixe se enganar pelo título, parece autoajuda, mas não é! Acredito que aí foi uma ideia marqueteira da editora brasileira em substituir o “Fulfilling Work” do original “How to Find Fulfilling Work” pelo “Trabalho da sua Vida”.

Publicado pela editora Objetiva, o livro aborda o senso de realização e propósito do trabalho na nossa vida, nos direcionamento a encontrar o tão estimado trabalho dos sonhos...

Roman Krznaric nos faz refletir através de histórias verídicas, análises sociológicas, políticas e culturais, a importância do trabalho em nossas vidas. Questionando-nos se estamos vivenciando um trabalho gratificante e prazeroso ou se estamos somente presos na zona de conforto que o próprio sistema capitalista nos emprega.

O ponto positivo e talvez o mais interessante do livro, além das várias histórias de pessoas que saíram de sua zona de conforto para exercer trabalhos mais gratificantes, é o autor não exercer uma função de guia em apresentar os mais diversos trabalhos para identificarmos a nossa verdadeira vocação. Pelo contrário, o autor até mesmo critica o tão ainda usado e valorizado testes vocacionais que tenta analisar o complexo cérebro humano garantindo uma escolha sustentável e satisfatória do trabalho de nossa vida.

Como o próprio Roman Krznaric propõe:

(...) o próximo passo é rejeitar o mito de que existe um emprego único e perfeito lá fora à nossa espera, e, em vez disso, identificar nossos “multiplos eus” – uma gama de potenciais, carreiras que podem atender aos diferentes lados de nossa personalidade.

Além do tema e da forma como o autor desenvolve, o livro de fato traz elementos e exemplos muito sólidos nos conduzindo a questões e sugestões que poderão nos encorajar a decidir o que de fato desejamos para a nossa vida. Afinal, sempre estaremos presentes em nosso trabalho e será a nossa escolha profissional que determinará o que iremos fazer durante a maior parte do tempo de nossa vida.

Precisamos analisar o que de fato desejamos e verificar se o que fazemos traz os elementos básicos de uma carreira gratificante, como o próprio autor cita no livro: o sentido, fluxo e liberdade.
Qual o verdadeiro sentido do nosso trabalho? Ganhar dinheiro? Alcançar Status? Ou fazer a diferença em nosso meio? E em relação ao fluxo, nós sentimos prazer no que fazemos? Gostamos tanto do que fazemos que até mesmo perdemos a noção do tempo? E quanto a nossa liberdade, em nosso trabalho podemos dar chance ao nosso ócio criativo?

Qual desses sentidos você acha mais importante para a sua vida profissional?

Para saber mais, super recomendo a leitura...  Destaco ainda, a humildade do autor em diversos momentos... Um exemplo disso é ele deixar claro que para as pessoas mais desprovidas de recursos financeiros, provavelmente não poderão usufruir por completo as ideias do livro já que são poucos que podem se dar o luxo em sair de um emprego que garante o seu sustento para uma vida sem grandes garantias, mas que poderá trazer muito mais satisfação e felicidade.

Gostei da forma como ele abordou o assunto, sempre fazendo o leitor refletir e buscar dentro de si mesmo as respostas...

O livro ainda traz no último capítulo um guia de livros, filmes e sites para quem quiser se aprofundar ainda mais no tema.

***


Pontos positivos: As ideias, questões e reflexão que o livro propõe.

Pontos negativos: O título do livro publicado pela editora brasileira.

Estado de espírito: Uma consciência mais reflexiva a respeito de tudo que foi abordado no livro, me aspirando realizações e novos projetos.

Tempo de leitura: 3 dias.

Fez-me refletir sobre: O sentido, fluxo e liberdade que a minha escolha ou escolhas poderão ainda me oferecer.

Temas relacionados: O prazer no trabalho, vocação, superação, expandir seus interesses, ter confiança, vivenciar diversas experiências profissionais, felicidade.

Música: "Música de Trabalho" - Legião Urbana


3 comentários:

Aline T. K. Miguel disse...

Geralmente não sou das que se interessam em livros que flertam com a auto-ajuda, mas esse livro em especial me faria ficar um bom tempo a folheá-lo na livraria. O tema é meio que o tipo de pensamento que vem povoando minha cabeça nos últimos anos. Se o visse há coisa de 3 anos atrás, creio que compraria o livro sem hesitar muito. Enfim, me pareceu bem interessante.

Bj,
Livro Lab

Lili disse...

Olá Aline!
Obrigada pela visita e comentário. O livro é muito interessante sim, acredito que todas as pessoas em um determinado momento da vida precisam reavaliar a sua vida profissional e esse livro pode auxiliar muito! Eu por sorte estou passando por mudanças e o livro veio na hora certa...
bjssss

Suély disse...

Alguém sabe de um link onde eu possa fazer o download desse livro grátis?

Subscribe