07/09/2012

Cinquenta Tons de Cinza

Postado por Liliane Cristine |

Depois de alguns meses ausente, estou eu aqui devagar voltando ao Nossos Romances. Espero poder estar por aqui mais vezes, apesar ainda da correria do dia a dia e minhas leituras serem ainda lentas e escassas... Mas, farei o máximo possível para estar sempre que possível dando algum pitaco do que li ou ouvi nos últimos dias.

Para retomar então, vim com tudo rs e li o livro tão comentado e polêmico 'Cinquenta Tons de Cinza' da autora E. L. James que nunca tinha ouvido falar, mas que nos últimos meses tem sido um dos nomes mais comentados na blogosfera literária e no grupo Nossos Romances pelo qual sou fundadora e participo do facebook!  Portanto, não resistindo aos comentários acabei adquirindo o livro na própria Bienal do livro que teve em São Paulo no mês passado e li o livro em duas semanas. Que para mim acabou sendo um recorde depois de tantos meses sem conseguir ler nada! Pois é, passei por um celibato literário bastante longo e complicado, mas são águas passadas e pretendo daqui em diante poder ler mais e compartilhar tudo que leio aqui com vocês. (se ainda tiver alguém por aqui?) rs

Falando agora um pouco do livro...  Cinquenta Tons de Cinza foi uma leitura rápida, polêmica e um tanto intensa demais (vocês já devem imaginar o porquê). Sim, o livro é hot! Mas, mais do que isso o livro apresenta o sexo de forma crua, muitas vezes degradante e enfatiza o sadomasoquismo como forma de esquentar e aprimorar uma relação sexual. Trazendo à tona muita polêmica e questões que deram o que falar pela net como muitas de vocês já devem ter lido ou ouvido falar.

Mas, apesar da temática, em minha opinião o livro ficou insosso demais e principalmente, repetitivo demais!  A quantidade de repetição é quase embaraçosa. E eu não estou falando apenas sobre a sobrecarga enorme de encontros sexuais descritas no livro, tudo era voltado aos desejos pra lá de chocantes do ‘mocinho’ Christian Grey e da ingenuidade e inocência muitas vezes forçada demais da protagonista Anastasia. Mas, o livro aguça a curiosidade e você não quer de fato parar de lê-lo para saber até onde o exagero e gosto um tanto peculiar de Christian Grey irá parar...

O final foi interessante e me fez ficar curiosa para saber como o caso de Christian e Anastasia irá terminar. Uma pena Anastasia ser um tanto ingênua demais e inexperiente para saber o que de fato deseja... O que deixou uma visão um tanto machista, mostrando apenas as necessidades e os desejos de Christian Grey sendo saciados. Espero que Anastasia cresça em todos os sentidos e mostre o que uma mulher de fato deseja de um homem na cama. (já que o livro trata o sexo como principal tema).

Em suma, o livro é repleto de fetiches e sexo! Mas, não da forma romântica como estamos acostumadas a ler em romances. Ele traz  um novo conceito sexual em romances que com toda certeza irá bombar em muitos novos livros, lembrando até a febre de Crepúsculo e cia. O que para mim deixa a desejar... Mas, ainda assim darei uma chance e vou querer ler o próximo livro que por aqui no Brasil tem previsão de sair no dia 15 de setembro. Vamos aguardar!

11 comentários:

Apaixonadaporromances disse...

Oi, Lili.


Eu comprei esse livro na Bienal, ainda não li e por isso vou deixar esse comentário sem ler a resenha hehehe.
Quero dizer que estou feliz com a sua volta ;)


Beijos
Lu - Apaixonada por romances

Sandra disse...

Que saudades tinha das tuas palavras Lili!!!
Também andei afastada do meu blog de leituras devido a um mau momento de vida por que passei :/
Mas quanto a este livro... Não sei se terei vontade de lhe pegar. É que já nem se trata de coragem, é mesmo falta de incentivo. Toda a gente refere o mesmo: as repetições até cair, o sexo brutal a roçar o sado-enjoativo e as personagens que não dá para simpatizar.
Uma coisa é certa, pôs muita gente curiosa e a ler.
Bjinhos desta sua seguidora e amante de livros,
Sandra

Roseli Pedroso disse...

Oi Lili, também andei numa ressaca literária brava e como você, voltei agora e estou ainda lendo esse livro que minha prima me emprestou. Confesso que tenho as mesmas impressões que você mas vamos até o fim e ver no que dá. Bjs

Lili disse...

Pois é Roseli! Depois vou querer saber o que você achou do livro! Beijos e obrigada pela visita :)

Lili disse...

Muito obrigada Sandra!!! Passei também por um momento (hoje não digo difícil) mas de grandes mudanças, mas que agora vejo que foi o melhor para mim, graças a Deus. Espero que contigo agora esteja tudo bem... Aos poucos vamos voltando rsrs Obrigada pela visita e se caso ler o livro comente depois o que achou dele, vou querer saber :) Beijos

LaSorciere disse...

Querida! Que bom que voltou!!! Vc faz falta por aqui! Eu li e gostei muito. Talvez porque leia pouco romance, então, eu realmente não tenho muito "comparativo" kkkk Bjs

Mirella Furtado disse...

Lili, realmente a tradução do livro foi sofrível,pois perdeu a cadência literária da autora, a evolução ou melhor a revolução de Ana é o tema central, seu espirito livre e engraçadissimo abalando as estruturas do lindo e disfuncional Christian Gray ,concordo que há um certo exagero na descrição de certas cenas,mas a literatura britânica é muito descritiva (eu gosto),quanto a apologia ao BDSM,esta longe disso, leia Anne Rice ou Maya Banks(trilogia de bela e serie Sweet respectivamente) ,estes pegam pesado.

Lili disse...

Obrigada Alê!!! Aos poucos tô voltando rsrs
Então, não desisti da trilogia não, tô ansiosa para ler a continuação...
bjs

Lili disse...

Oi Mirella! Muito legal o seu comentário, obrigada por deixar aqui registrado. Não li ainda nada da autora Anne Rice e Maya Banks. Vou tentar remediar isso em breve...
Quanto ao livro, acho que o sadomasoquismo não pega tanto mesmo. O que mais me chateou foi o livro ser tão repetitivo e a tradução brasileira descuidada...
bjsss

Débora Lauton disse...

Oi Lili... que saudade!!! Bom te ver por aqui... senti sua falta...


Ah, esse livro é polêmico, né?? Sabe que até agora eu não sei gostei ou não...rss Depende do meu humor, hoje acho que gostei, mas com ressalvas...rss
Estou curiosa para ler os próximos, mas mais curiosa para ler os livros que virão após esse...


beijos,

Apaixonadaporromances disse...

Estou cada vez mais curiosa pela história do Shr Grey! Estou aqui doida pro meu livro chegar e eu poder ler.


Beijos
Lu

Subscribe