12/01/2012

Um Dia - O Filme

Postado por Liliane Cristine |

Sinopse:

Depois de terem passado, na universidade, o dia da sua formatura juntos – 15 Julho, 1988 – Emma Morley e Dexter Mayhew começam uma amizade que irá durar a vida inteira. Ela é uma moça simples cheia de princípios e ambições que sonha transformar o mundo num lugar melhor. Ele é um irresistível playboy que sonha fazer do mundo o seu recreio. Durante as duas décadas que se seguem, momentos chave do seu relacionamento são vividos ao longo de vários dias 15 de Julho das suas vidas. Juntos ou separados, acompanhamos Dex e Em através da sua amizade, discussões, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. Algures ao longo da sua jornada, estas duas pessoas apercebem-se de que desejam e procuram o que afinal de contas esteve sempre ali. Ao ser revelado o verdadeiro significado do dia que passaram juntos em 1988, ambos entendem a natureza do amor e da própria vida.

Para quem acompanha o blog sabe que esse foi um dos melhores livros que li em 2011. Eu estava muito ansiosa para ver o filme, ainda mais quando soube que o roteirista do filme seria o próprio David Nicholls. Além dele, o filme ainda contou com os atores Anne Hathaway (que nem precisa apresentações) e Jim Sturgess (que protagonizou o filme musical Across the Universe).

Apesar da ansiedade ainda estava um tanto receosa para ver o filme. Mas, com a presença do próprio David Nicholls e mais a direção de Lone Schrfig que fez o excelente filme “Educação” (adaptação do livro de Nick Hornby), que acabou sendo indicado a três Oscars, incluindo melhor filme, eu apostei as minhas fichas que o filme seria tão bom quanto o livro. E de fato foi!

Claro, que o livro é muito mais completo, com suas quatrocentos e tantos páginas não tem nem como comparar pela intensidade e quantidade de diálogos que torna tudo muito mais intenso e tocante ( se quiserem ler a resenha do livro, cliquem aqui). Mas, as interpretações de Anne e Jim me surpreenderam e fiquei totalmente hipnotizada pelo filme.


Para quem já viu o filme ou leu o livro sabe o quanto ele é triste. Mas, isso fica em segundo plano já que a sua grande qualidade é trazer uma reflexão sobre o que é o amor e o tempo. E essa história inspira reformar o nosso intimo, enfatizando o que realmente importa, nos fazendo refletir sobre a nossa própria vida...

A belíssima fotografia também não pode deixar de ser mencionada, além também da melancólica, mas muito melódica trilha sonora de Rachel Portman. A trilha sonora também conta com várias músicas nostálgicas que fizeram sucesso nas principais rádios mundiais de 1988 até 2011.


O filme ainda conta com belíssimos cenários, destacando um em especial gravado na linda e majestosa Edimburgo, onde no morro, ao topo de Salisbury Crags, foi feita uma das mais lindas e emocionantes cenas do filme. Não tem como não se emocionar com o cenário mais a comoção do personagem Dex em lembrar-se de sua amiga e amada Em naquele mesmo lugar. Ali, em outro tempo, Em diz ao Dex uma das frases mais significativas e perfeitas do filme:

(...) o que quer que aconteça amanhã, tivemos o hoje...

Sem mais o que dizer...
Recomendo tanto o livro quanto o filme!

4 comentários:

Daniela Tiemi disse...

Oi, Lili!
Eu não li o livro ainda, mas assisti ao filme no finzinho do ano passado e fui pega de surpresa! Eu simplesmente AMEI, me emocionei demais com a história, adorei as atuações, cenário, e trilha sonora (gosto bastante de Rachel Portman). Para mim, foi um dos melhores filmes que assisti em 2011 - e olha q assisti mtos filmes, mas nem todos mto bons -, e estou louca para ler o livro q não tenho dúvidas, deve conter mtos mais detalhes, mais profundidade.
Eu chorei demais, demais mesmo qdo assisti. Sabe qdo a gente chora de soluçar e do olho ficar vermelho? Fui durmir pensando na história dos dois...
Se tornou meu filme favorito, e provavelmente o livro tb será!
=0)

Bjo.
www.livrosfilmesemusicas.com.br

Gabi disse...

Nossa Lili,
que delícia de post!

Ainda não li o livro e por consequência não assisti o filme! Preciso comprar esse livro o mais rápido possível!!

Beijos
gabi - Romances e Leituras

Vivi disse...

Lili!!! Pelas sequências de imagens e pela sua receptividade positiva, fiquei super a fim de ver. ;-)

Carla M. Soares disse...

Não vi o filme (ainda) mas li o livro, em inglês. Custou-me a começar, demorei a identificar-me com as personagens, mas depois fez-me estar acordada até às seis da manhã, em véspera de dia de trabalho!

Subscribe