09/08/2011

Meus hábitos de Leitura

Postado por Liliane Cristine |

Credito: Paul Studio


Motivada pelos posts de duas colegas nossas da blogosfera literária: Tathy do blog Eu sou assim e a Bell do blog Nem um pouco épico, resolvi também compartilhar os meus hábitos de leitura com vocês.


Se você quiser pode compartilhar os seus no comentário deste post ou se tiver blog também podem postar, somente mande um link de seu post para a Tathy, ela estará atualizando e compartilhando o seu link por lá...


Cada uma de nós com certeza em nossas viagens literárias temos manias, peculiaridades e até curiosidades que para quem gosta de livros como nós, será bastante interessante saber se temos em comum alguns destes hábitos...








Então, vamos lá:

  •  Antes de começar a ler, adoro folhear um livro, cheirá-lo, apalpá-lo (uhu) rs. Para quem não tem mania de ler, lendo isso vai me achar um total maluca, mas sei que muitas de vocês também compartilham desse meu hábito.
  • Tenho mania de escolher uma trilha sonora para os livros que leio. É mania mesmo! Claro, que somente para os livros de ficção. Essa vontade vem do desejo mesmo em anexar música com leitura. Amo as duas coisas e interando-as me sinto muito a vontade e com mais anseio em ler os livros... 
  • Jamais misturo comida com leitura. Além de eu ser um tanto desastrada, já leio ouvindo música, então, definitivamente não entra na combinação comer também. Teria que ser uma cyberwoman para fazer tanta coisa ao mesmo tempo.
  •  Quando saio de casa, sempre levo um livro em minha bolsa. Nunca se sabe né?! Sobrando um tempinho nunca perco oportunidade de ler.
  • Aproveitando o item acima, consigo ler em qualquer lugar, seja numa sala de espera, na minha cabeleireira enquanto faço uma escova, na sala de aula enquanto espero um aluno...
  • Adoro arrumar minha estante de livros e só eu mexo neles. Normalmente coloco a lombada da capa dos livros sempre com os seus títulos para o lado direito, facilitando assim a usabilidade e ficando mais organizado.
  • Costumo deixar livros espalhados pela casa... Gosto de compartilhar com outras pessoas a minha paixão por livros. Se a pessoa gostar de ler provavelmente irá pegar um, podendo assim iniciar um bate-papo interessante...
  • Só leio resenhas dos blogs que tenho certeza que não contém spoilers. Deixando claro, que spoiler não é discorrer sobre a temática do livro ou a sua visão geral do mesmo. Spoiler é revelar fatos primordiais a respeito do conteúdo de um determinado livro. Tem pessoas que se empolgam tanto, que revelam até mesmo o final em suas resenhas...
  • Como leio mais a noite, costumo, portanto ler muito mais na cama.
  • Empresto meus livros sem problemas, mas apenas para as pessoas que confio.
  • Sempre quando vejo alguém lendo, dou uma de metida e pergunto o que a pessoa está lendo. Talvez esse seja um mau hábito! :P
  •  Raramente leio e-books! Leio somente quando estou participando de algum Círculo de livro ou daqueles que ainda não foram publicados aqui no Brasil.
  • Não costumo comprar livros usados, só se for livros esgotados. Prefiro livros novos, para melhor degustá-los como já foi citado no primeiro item acima.
  • Na minha estante só ficam os meus livros favoritos.
  • Na minha cabeceira costumo deixar somente o livro que estou lendo no momento.
  • Como já trabalhei em uma livraria, tenho mania de arrumar os livros desarrumados nas pilhas, estantes, gôndolas... Seja numa Biblioteca, livraria, na casa de amigos.
  • Sempre quando finalizo uma leitura, faço uma análise mental do que foi lido e busco saber o que senti pós-leitura. Só a partir disso irei avaliar se ele merece estar entre os meus favoritos.

Bom, é isso aí!

E para vocês, quais são os seus hábitos de leitura?

    10 comentários:

    La Sorcière disse...

    Olá querida!
    Achei o máximo vc conciliar leitura e música!
    É a sua cara!
    Bjs
    Alê

    Fernanda disse...

    Alguns hábitos parecidos com os meus, rs...

    Acho que sou uma das únicas pessoas que não "cria" uma trilha sonora para o livro que estou lendo. Não consigo ler muito bem com música, ainda mais se for alguma música que eu conheça e goste: me distraio. :)

    Bjs

    Tathy disse...

    Engraçado que eu não ligo pra barulho, mas não consigo ler com música, pq ela sim me distrai, os barulhos não rs

    PS: Já coloquei seu link lá no post ;)

    Roseli disse...

    Gostei de saber um pouco mais sobre você. É engraçado mas quem curte leitura sempre tem algo em comum. Por ser bibliotecária e viver cercada de livros dificilmente compro livros pois sou sempre a primeira a estrear os livros que chegam na biblioteca. hehe!! Falarei mais em meu blog. depois aviso quando postar.
    Bjs

    ludmilla disse...

    Oiii LiLi ....
    Varias manias iguais ...cheirar o livro ,, sentir seu peso folhea-lo ...faço sempreee principalmente em livrarias ..(pareço maluca tmb) ...
    Unico item que naum bate com minhas manias é o da musica naum consigo .... com barulho sim com musica e Tv naum ...
    bjuuuuuuuuuuuuu

    Aline disse...

    Oi, Lili,

    Meu pior hábito, que não consigo largar, é ler o final. Só não leio em livros de suspense, policiais, enfim, livros que o final é para se adivinhar. Para mim, o final determina muito se vou gostar ou não da história.

    Também leio na cama, levo livros para todos os lugares, sou capaz de ler em qualquer local.
    Adoro o perfume dos livros, do papel. Compro muitos usados e troco também.

    Aqui em casa não tem como ler longe do barulho, então, não dá para colocar música. É mais uma ditração.

    Depois que leio, só troco se foi péssimo. Acredito que cada livro tem seu momento, e já cheguei a ler um livro que achei ruim primeiramente, e depois, relendo, me apaixonei.

    òtimo post!

    Bjs

    Apaixonada por Romances disse...

    Olá, Lili!

    Os leitores apaixonados só mudam mesmo de endereço, exceto a parte de e-book e livros usados, o restante somos bem parecidas. Adorei esse post ;)

    Beijos

    [Apaixonada por Romances]
    Twitter: @Appromances

    Kézia Lôbo disse...

    Oie Flor! Legal, eu gosto de ler ouvindo música tbm, mas não é sempre, depende muito do livro! Ah e eu tbm leio em qualquer lugar, qualquer lugar mesmo, e sempre levo um livro na bolsa.. como vc disse nunca se sabe! XD

    romances disse...

    Oi Lili!
    Me encontrei em algumas das suas manias,só queria ser mais organizada como vc.
    Não tenho uma música especial mas quando posso,leio escutando música,mas cofesso que as vezes me distrai,levo sempre um livro aonde quer que eu vá e minhas filhas já estão com essa mania,comer já é algo que eu faço,não consigo largá-lo nem para isso.
    E quando amo o livro tenho depressão por sentir saudade das personagens,que fica até difícel pegar outro para ler.
    E sou compulsiva em comprar livros,tenho que me vigiar sempre.
    Bem,meu maior vício é ler no banheiro,confecei.
    Beijos!!!

    Claudia A. Cavalcante disse...

    Oi!!! Achei muito legal sua lista de hábitos, me idetifiquei com vários, com poucas exceções, por exemplo, assim como algumas leitoras que postaram, não consigo ouvir musica e ler ao mesmo tempo.. me distrai.. mas outros barulhos não me incomodam...com três filhos pequenos em casa sai todo tipo de barulho que você imaginar!! rs.
    Sou tão apaixonada por livros que chego a ser compulsiva para conpra-los, tenho que me policiar seeeempre.
    Bjs, amei o blog, não vou sair mais daqui!!!

    Subscribe