04/08/2011

Um Dia

Postado por Liliane Cristine |

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois....

A leitura do livro foi emocionante!
Para mim até agora o melhor livro do ano...

Sabe aquele livro que realmente marca, nos faz refletir e a lembrar se uma daquelas situações já aconteceram conosco ou se acontecesse o que faríamos?

O livro nos proporciona buscar novos modelos, inspira reformar o nosso intimo, enfatizando o que realmente importa para as nossas vidas.

Esse romance faz o leitor refletir sobre a própria vida...

Dex e Em como gostam de ser chamados, se conhecem na festa de formatura da universidade e algo acontece de muito especial entre eles... Sem de fato perceber ou sentir essa importância, os dois trilham por caminhos diferentes, mas não deixam de se falar seja por telefone, carta e encontros casuais.
Assim, suas vidas serão narradas ao longo dos vinte anos seguintes, uma por ano, sempre no mesmo dia_15 de julho. Tornando com os anos gradativamente o laço de amizade mais forte, onde estarão compartilhando e principalmente aprendendo a lidar com seus conflitos, esperanças, oportunidades e principalmente o poder transformador do amor...

A narrativa do livro, em terceira pessoa, foi muito bem construída. Emma e Dex dividem a sua historia, apresentando seus pontos de vista, sonhos e pensamentos.  E é incrível como lendo podemos ‘ouvir’ tanto as vozes como o tom de seus diálogos. David Nicholls conseguiu ser bastante consistente em seu texto, e principalmente nos envolver como se estivéssemos presentes na vida de seus personagens, nos proporcionando com muita facilidade as emoções ali contidas... 

O que dizer de Emma, tão séria, inteligente, politizada e sensível. E de Dex tão controverso, egocêntrico, mas divertido, lindo e com um bom coração. Personalidades diferentes e imperfeitas, tão intensas, marcantes, mas ao mesmo tempo, inconstantes, indecisos e aprendendo a lidar com suas crises existenciais.

Tanto de nós mesmos...

Como não se identificar com esses personagens? Seus conflitos, situações e tensões tão semelhantes à vida real! 


A forma direta dos personagens em narrar flashes de seu relacionamento são tão intensos e reais que em cada capítulo tive que parar de ler para refletir, respirar fundo e seguir adiante, porque apesar do livro abordar o tema de modo simples e um tanto despretensioso, na verdade é muito mais significativo do que aparenta.

Em suma, este é um livro para se guardar, presentear e reler muitas vezes...  Um livro que para cada releitura proporciona desvendar novos significados e a mais simples mensagem que você pode passar a vida inteira sem perceber que aquilo que mais lhe importa e procura poderá estar bem ao seu lado... 


Recomendo!

8 comentários:

Dandra disse...

Adorei sua resenha, tá seguindo o novo modelo né? Ficou muito bom!

Nem sei mais o que dizer sobre esse livro, ele é tão maravilhoso. Ansiosa pelo filme *-*

Tem sorteio dele lá no meu blog ;)

Bjs

Lilian disse...

Oi Lili!

Já sabe que vou ter que ler esse livro, né? Com todo mundo falando tão bem, você e a Vivi inclusas...

Estou cada vez mais curiosa! rs

Bjs!

Joelma Alves disse...

Lili,faz um tempo que acompanho o Blog, gosto muito das suas resenhas!
Eu nem sou fã de comprar lançamentos,mas estou ouvindo falar tão bem dele em vários blogs literários e a história parece ser tão boa, que estou doida pra comprar!
Pena que na Livraria Cultura, onde eu tenho vouchers tá mt caruuuu!! R$ 31,90 + frete!

MoniqueMar disse...

Tenho visto muita divulgação desse livro mas sinceramente a capa não me atraiu e nem procurei saber bem do que tratava. Acabei comprando o livro porque aproveitei uma boa promoção, mas não sei ainda quando poderei ler. Li a resenha fiquei curiosa, parece uma linda história... e fiquei me perguntando como será que termina???
Bjkas!!
Monique Martins
MoniqueMar
@moniquemar

Caroll disse...

Realmente é um livro que deve ser lido.
Só pela resenha,já amei.

Vivi disse...

Oi, amiga, obrigada pela menção. Esse livro é impactante mesmo. Só fui me dar conta do impacto do meio para o fim. A partir de então, fiquei totalmente absorvida pela história. Merece ser lido! Gostei da resenha, senti um quê diferente na sua linguagem. =D

Beijocas

Aline disse...

Oi, Lili,

Linda resenha. Tocante e emotiva.
Fiquei novamente pensando na história e como nos identificamos.
Quem lê tem vontade de contar para quem não leu, mas não dá! :)
Resta dizer apenas: leia!

Obrigada pelos elogios ao meu post no Chá.

Débora Lauton disse...

O melhor do ano?? Hum... vou ter que ler...
Parabéns pela resenha, ou devo dizer opinião???rss está muito boa... conseguiu me deixar curiosa, entusiasmada sem ter nenhum spoiler...

beijos,
Dé...

Subscribe