25/07/2011

É hora de botar ordem na casa...

Postado por Liliane Cristine |

Crédito: Tkay
Olá pessoal, venho desta vez comentar um novo assunto polêmico, mas que está atualmente tomando proporções exacerbadas que como blogueira e principalmente leitora está me desanimando gradativamente dia após dia.

E começo deixando uma pergunta a você, caro leitor: 

O que o blog representa para você? Seja você somente um curioso, leitor ou blogueiro. 

Antes de qualquer coisa, quero deixar claro que esta postagem não se refere a nenhum blog literário especifico, parceiros ou leitores. E sim uma autoavaliação de minhas próprias atitudes em relação ao meu blog que venho exercendo já alguns anos...

Quando criei o blog Nossos Romances em 2005, que abrindo aspas foi o meu primeiro, mas em 2007 quando fui mudar o layout preferi abrir um novo blog (esse atual) com medo que a mudança pudesse excluir todas as postagens arquivadas. Então, exportei todas as resenhas para esse atual, tendo assim postagens a partir do ano de 2007. Infelizmente, na época não tínhamos tanta informação e o blogger help era pouco usual. Mas voltando, eu sempre tive em mente que através do blog eu poderia deixar registrado todas as minhas impressões literárias dos livros em que leio. Está sendo assim já há 6 anos, com a ressalva das parcerias que surgiram e nos dias atuais proporcionam resenhas de livros mais atuais no blog, ofertas de livros e contatos com novos autores. Mas, nunca esqueci o começo de tudo! Afinal, eu sou do tempo em que não dependia de parceria nenhuma para resenhar! Fazia porque gostava, sentia satisfação, além de ter conquistado muitas amizades, confesso que algumas foram passageiras, mas graças a Deus ainda preservo muitas amizades verdadeiras que sempre me motivaram a ler e a consequentemente escrever. 

Quando comecei posso dizer com toda certeza para vocês que escrevia somente para mim. Era normal naquele tempo o blog ser utilizado como Diário Pessoal...  Apesar do meu blog ser público, achava que ninguém lia, mas quando comecei a receber os primeiros comentários vi que poderia compartilhar minhas opiniões a respeito do que eu mais gostava, que eram os livros e a música. Para vocês terem uma idéia, naquele tempo não existia o gadget de seguidores do Google e os comentários nos posts eram escassos, já que poucas pessoas sabiam utilizá-lo e se atreviam a se expor.


Mas, tudo mudou quando o mercado editorial viu que poderiam ganhar muito mais através das redes sociais e principalmente através dos blogs. E que consequentemente impulsionou para muitos blogueiros uma exacerbação de egos, falsa popularidade e concorrência; querendo a todo custo conquistar mais seguidores, principalmente com o exagero de promoções que acabam descaracterizando a personalidade do blog, porque em minha opinião, quem tem 1, 2, 3, 4 ou 5 mil seguidores na verdade não deveria se iludir, pois se todos aqueles membros seguissem o blog de fato, seriam para cada postagem centenas de comentários e que fossem de livre e espontânea vontade, agregando assim uma discussão interessante para todos, estou enganada?

Mas, ainda acredito que o maior estimulador disso são os parceiros que exigem dos blogueiros ter uma certa quantidade de seguidores... O que de fato acarreta nessa corrida maluca em querer cada vez mais 'popularidade' e status

Pessoal, isso é mais um desabafo mesmo e estou reciclando o Nossos Romances. Estou cansada desta blogosfera coletiva se disputando entre si, mas tendo a mesma cara! Irônico né?! Isso está se tornando um jogo de interesses e manipulação exagerada que somente está mais beneficiando os principais responsáveis disto tudo_as parcerias. 

Veja bem, eu não sou contra as parcerias, mas como diz o próprio nome, parceria é uma união de esforços que se colaboram mutuamente, sendo sempre em comum acordo, onde todos devem ser beneficiados. Mas, tudo tem limite e o que está acontecendo por ai é justamente o contrário...

Falando por mim, neste ano já perdi 3 ou 4 parceiras por não ter divulgado os livros de lançamentos que eles queriam que todos os blogs parceiros divulgassem... 

Esse tipo de parceria no Nossos Romances não interessa! Apenas irei divulgar o que eu achar de fato interessante (independente de receber releases de livros), irei somente postar o que me interessa e as resenhas continuarão sendo sinceras, com a minha impressão verdadeira do que senti após leitura. Não estou aqui para ficar fazendo média com ninguém, seja editora ou autores. E como já desabafei no meu twitter, esse negocio de editora ficar mandando livros sem o blogueiro solicitá-lo está errado! Esse jogo de marketing está sendo abusivo e se tornando muito cansativo. Prefiro ter poucas, mas fieis parcerias, que não complicam e exigem tarefas que eles mesmo deviam fazer em seu mundo editorial, não abusando de quem gosta de blogar e principalmente ama mais ler... 

Em suma, ter um blog realmente dá muito trabalho, mas o que importa é que realmente amo o que faço e é com muita satisfação que troco ideias, experiências, interagindo com pessoas que me identifico e que tem a minha mesma paixão por livros... Foi assim desde o inicio e assim se perpetuará. 

"Um homem deve ler segundo o que as suas inclinações o conduzem; porque o que ler como tarefa pouco bem lhe fará." Johnson , Samuel
 

33 comentários:

Lilian disse...

Lili, há quanto tempo eu não digo isso? Acho que fui uma das primeiras a reclamar, e a que mais levou pedrada.

Como eu sempre digo, parceria é uma coisa legal, mas há abusos, tanto do lado das editoras, quanto de certos blogueiros. Sei de gente que abre hoje o blog e tem a cara de pau de perguntar pra editora 'ei, acabei de fazer um blog, manda livro pra mim?' ASSIM MESMO.

O que é prejudicial são os excessos. Cabe a nós não permitimos ser usados dessa maneira por algumas editoras, vendendo a alma por um livro grátis. Esse foi o grande problema: o olho CRESCEU. Era o que eu tava falando no meu blog: gente chega e pergunta como faz pra ganhar tb, e isso me irrita muito, porque nego nem vê há quanto tempo meu blog existe, não sabe o trabalho que me dá escrever...

Enfim, o blog é nosso. Nós é que mandamos nele. A gente é que tem que decidir o que quer ou não. Nunca entrei nessa pelos livros grátis. Podem cortar todas as parcerias agora, se quiserem. Eu sei que tenho meus livros e assunto suficiente pra continuar conversando com os leitores o quanto quiser. Já quem não tem criatividade e depende só de ganhar livro, ai ai ai...

Vivi disse...

Então, Lili! Eu peguei a fase inicial das parcerias. Aliás, tinha apenas uma parceria com Ediouro. Acho que a Ediouro foi pioneira nisso, se não me engano. Logo de cara, não gostei de ver todos os blogs falando sobre o mesmo assunto todas as semanas. A minha posição de leitora de blogs falou mais alto do que a minha persona blogueira.Tudo pareceu tão facilmente manipulado e artificial que banquei a voz contrária; e todo mundo que me conhece sabe que disse, desde o início, que esse caldo ia desandar bonito. E assim, dei uma basta e não tenho a menor vontade de travar parceria com editora nenhuma. Não nos termos como hoje acontece. Graças a Deus, não peguei essa fase de altas demandas de leitura por parte das editoras. Sem elas, já me sinto tão atarefada com meu blog. Sinceramente, acho que enlouqueceria. Concordo consigo. Acho que está faltando individualidade na seara de blogs literários.PENA.

Adri Ramalho disse...

E eu que nem desconfia disso???
Pressão é uma droga.
Gosto quando você diz que posta apenas o que te interessa e resenhas sinceras.
Parabéns.

Lili Bollero disse...

eu sigo o blog sim porque gosto de me manter informada e ler o que escreve, caso contrario ja teria largado - ja fiz isso com blogs que hoje nao fazem parte do que quero ler ou de como penso - entao, posso dizer que nao estou aqui por promocoes ou quetais, ate pq so entro numa quando me lembro - haha.
me inspiro em pessoas como vc e a Vivi que conseguem ler tanto! quero ser igual mas ate agora mais furo do que outra coisa com minhas leituras. todas paradas, ate reistas e livros de trabalho. aff.
e o meu blog? tambem mega parado, ate hoje nao postei o ultimo livro que li. entao posso dizer que eu sou relapsa mas adoro ler e conviver ainda que virtualmente com pessoas nao relapsas como vc.
continue sendo vc e nao se dobre as vontades das editoras. serio!
ao inves de tentar pegar leitores pelas promo, elas deviam abaixar o preco dos livros em geral e criar a parte dos pdfs, e livros virtuais bem mais em conta para quem tiver tablets ou leitores. isso sim incentivaria muito mais.
beijocas!
@lilibollero

Daniela Tiemi disse...

Oi, Lili! Nossa, amei esta sua postagem! Sabe, eu desisti mesmo de parcerias... Não gosto de ter prazos para ler os livros, nem ter a obrigação de divulgar livros q não são a cara do blog, ou ter qquer obrigação de elogiar livros q não gostei. Não deu mto certo para mim algumas parcerias tb, por isso deixei pra lá... Compro os livros q eu quero ler, e os leio qdo quero, e se eu quiser presentar meus seguidores será do meu próprio bolso msm. Prefiro assim. Outro problema é q por conta disto, as postagens ficaram todas iguais; qdo é lançado um livro tem milhares de postagens com resenhas deste mesmo lançamento, e tenho sentido falta de livros diferentes... Muitas vezes não tenho paciência para ler diversas resenhas sobre um mesmo livro. Com certeza, os blogs estão perdendo a identidade... Eu mesma tenho me questionado muito qto a isto. Eu tenho blog por amor, sabe? Gosto de compartilhar minhas opiniões sobre livros e conhecer outras opiniões sobre eles, pois meus amigos não leem tanto qto eu leio e o blog foi o lugar q encontrei para escrever sobre esta minha paixão; e conhecer pessoas q tb são apaixonadas por livros. Antes do blog e do skoob eu achava q era a única louca no mundo!
Sabe, prefiro ter poucos seguidores q gostam e participam do blog, do q mil de enfeite q só aparecem para participar de promoções. Amo qdo deixam recadinhos por lá, pq dá trabalho escrever uma resenha, preparar uma postagem; mas eu amo escrever, mesmo que seja para ngm... Por isso nunca vou parar.
Bem, este foi me desabafo tb...rs
Bjo.

Carol D. disse...

Nem fale, eu sei exatamente do que você está falando... Acho que se mandam algum livro que a gente não solicitou e não queremos ler não devemos lê-lo só por causa da parceria e ponto.

E é por causa desse pessoal que está louco atrás de parceria que isso acontece.

Outro dia mesmo, não bem foi bem uma editora, mas mandou o projeto de parceria falando uma coisa e depois mudou o combinado. Imagina?! Fiquei p. da vida! Mas sei que muitos aceitaram a "mudança" calados...

Acho que a gente deveria criar um grupo de discussão para os blogueiros para comentar e conversar sobre esse tipo de coisa, o que você acha?

bjs!
Carol - Open Page

Lili disse...

Oi Meninas! Muto legal o comentario de vcs todas! So acrescentam positivamente a discussao. E fico aliviada em nao estar so neste pensamento! rs Serio?! Precisei uma dose de coragem, junto com a minha amiga Vivi que acabou me dando um empurrao para postar! Fico feliz que vcs que sempre comentam construtivamente aqui no meu blog, tb concordam comigo.

Carol, acho a ideia otima. Sem levantar bandeiras como a minha amiga Vivi ja disse, mas seria bom a gente discutir em grupo isso! Blogs unidos fazem a forca ne?! rsrs

No Facebook seria uma boa... Rede social muito vista por todos!Fica a ideia.

Desculpa a falta de acentos pessoal, netbook americano...

Beijos

Apaixonada por Romances disse...

Oi, Lili!

Mais uma vez, estou impressionada com esse mundo de parcerias/blogs.
No inicio, confesso que estava à procura de parceiros mais o que quero é ler livros que gosto e sem pressão, por isso, desisti e agora faço o que realmente desejo:
- Ler meus livros,
- Comentar nos blogs quando realmente o post desperta minha curiosidade etc...

Parabéns pela sua postura!

Beijos

Fabiana disse...

Lili, é a primeira vez que comento! tenho um blog à pouco mais de um ano, sempre li muito,comecei com florzinhas aos 13 anos e hoje coleciono tenho mais de 250 em casa!! Pois bem, sempre admirei as blogueiras e resolvi criar um blog pra mim, ele ficou meio abandonado mas, por causa da Maratona de Banca eu reavivei o coitado!!! Aí,depois do twitter me enveredei na blogosfera então comecei meu tormento! antes eu nem sabia que um blog poderia ter parceria com editoras e de repente eu me vi querendo parcerias mas, descobri logo uma coisa: a maioria das parcerias é dada para blogs que tem muitoooosss seguidores. Várias delas nem me respondiam, então desisti, vi que meu intuito não era escrever resenhas para as editoras, eu escrevo pra mim e para as pessoas que se interessam!!!!
O que vc escreveu é exatamente o que venho sentindo, e ultimamente venho sentindo que para alguns blogueiros se vc não tem parcerias seu blog não é bom. Sabe fiquei desestimulada mas, vi que nao vale a pena e voltei a blogar com prazer!!! É claro que gostaria de ver meu blog crescer e até fiz uma promo pensando nisso, depois fiquei com vergonha, mas não retirei do ar porque seguidores muito meus amigos já estão participando, e minha palavra foi empenhada!!!! Mas nisso tudo o que me orgulha é que faço promos com recursos próprios!!!
Falei demais e sem nexo né!!!!
Bjos adorei o desabafo!!!!
Fabi!!

A Mente da Mulher disse...

Meu blog não é sobre resenhas. No máximo comento sobre algum livro que eu li. Não tenho parceria com ninguém. Como leitora, vivo procurando um blog de resenha que diga "odiei este livro" ou mesmo um simples "não recomendo". Ainda não encontrei. Fica a sugestão, Lili. Mesmo que vc não queira fazer resenhas negativas, faça uma coluna de "não recomendados". Afinal, eles também existem, né?

Marilene disse...

Lili,
Não guarde ressentimentos e continue o seu trabalho que é precioso. Adoro ler os seus posts. Recebo-os no meu email e segui indicações suas que me levaram a lugares fantásticos e me ofereceram muita diversão neste mundo tão estressado.
Obrigada pelo seu esforço e opiniões. Ler é um prazer e não um compromisso.
Bjs

Lili disse...

Oi Deb, obrigada pela sugestão. Mas, é necessário termos cuidado... Já que o ruim pra mim pode não ser para outra pessoa e vice-versa. Se vc puder repara, eu sempre coloco os pontos positivos e os negativos dos livros que leio na maioria das minhas resenhas. Tento sempre colocar o que achei com muito cuidado para não influenciar demasiadamente quem quiser ler o livro... é uma postura que pretendo continuar exercendo no blog. Mas, engano seu achar que eu nunca tenha comentado negativamente rs A própria serie Crepúsculo foi duramente criticada por mim e tomei muitos comentários duros de fas me julgando e tal. Agora, quando critico duramente um livro sempre deixo claro que é minha impressão pessoal e motivo a lerem o livro para justamente terem as suas próprias conclusões. Só dizer não recomendo é muito drástico! Livros sempre trazem algo de bom e isso deve ser sempre sublinhado. Pelo menos é o que penso e pretendo continuar achando assim :)

Beijos

Lili disse...

Muito obrigada Marilene, muito bom saber que não estou sozinha! Às vezes acho que falo para as paredes hahaha
Obrigada mesmo querida, seu comentário é precioso para mim! (mas sem estrelismos :P)
Beijos
Lili

Lili disse...

Obrigada ‘Apaixonada por livros’ e Fabiana pelo comentário! Com certeza vcs tem razão.
Sabem então o que fiz para acabar com tudo isso em minha volta? Alem da autoavaliacao acabei dando uma de editora e comecei a selecionar os blogs que realmente estavam fazendo a diferença para mim como leitora. Claro, que sempre serão bem vindos novos blogs ou novas descobertas que ainda não tive oportunidade de encontrar. Mas, de agora em diante fiquei muito mais seletiva!

Beijos
lili

Sueli disse...

Um desabafo lúcido e sincero. O que só faz sedimentar a sua credibilidade. Sempre me incomodou demais os blogs com promoções diárias, com resenhas favoráveis a livros de qualidade duvidosa. Parabéns pela coragem e independência, afinal, é isso que faz a diferença!

Lia disse...

Oi, Lili
Cheguei ate o seu blog pelo post da Vivi e adorei o que ambas escreveram...passei por um bloqueio "bloguistico" esses tempos e fiquei meio chateada por nao estar mais escrevendo por prazer e sim, por obrigacao. Ja recebi livros de parceria para fazer sorteio mas acabei parando, primeiro por que mudei de pais e depois porque achei que era muita repeticao de resenhas; agora faco post do que tenho vontade de ler e nao do que todo mundo esta lendo...isso nao impede, claro, de postar sobre um livro que esta na "boca do povo", claro...rs
Resumindo, te dou todo apoio, acho que esta faltando opinioes como a sua e da Vivi por ai...bjs

Kézia Lôbo disse...

Menina pior que tenho notado mesmo tudo isso, blogs cheios de parcerias e uns que so tem promoçõe e promoções, sei la tbm concordo co tudo o que vc fala.. tanto que qdo faço promo simples la no blog, não é obrigado a pessoa segui, so se quiser!...
E tipo mantenho o blog pq gosto e acho legal, e claro ele nao se resume so a livros, tento colocar outras coisitas tbm, mas que seja por mim e não por parcerias e exigencias...
Uma salva de palmas para seu post! Parabéns!

ariane disse...

Querida LILI,
Grite, fala alto, desabafe, chore se precisar.. mas nunca deixe de fazer o que você ama..
Por favor, continue escrevendo as suas belas resenhas e dicas.
E quanto ao resto, respire fundo e administre da melhor maneira possível.. lembre-se do que você gosta , de nós leitores..... lembre-se sempre dos nossos romances.
Beijos.

Denise disse...

Lili, cheguei ao teu blog através do Lia do "Quero morar em uma livraria" e confesso minha ignorância. Tenho blog há cerca de dois anos, com muitas indas e vindas, no qual não escrevo resenhas, mas falo do meu amor pelos livros, pela literatura e o que ela significa na minha vida. Nem me imagino com a incumbência obrigatória de ler e fazer resenhas com a vida louca que já tenho. Acho que ganhar livros de presente é um pagamento muito pequeno para tal compromisso. Eu compro o que quero ler e leio quando dá vontade (às vezes os livros esperam na pilha durante anos, quando outros passam à frente). Adorei o teu blog! Grande abraço.

Lili disse...

Obrigada Sueli :)

Beijos querida!

Lili disse...

Oi Lia, muito obrigada pelo seu comentario. E ler por obrigacao realmente nao esta com nada.

Ja basta, nos tempos escolares que o professor exigia quando ainda eramos mais novos, aqueles livros de leitura obrigatoria forcando o nosso ato de ler, ja que muitos ainda nao estavam preparados para aquele tipo de leitura...

Chega disso! :)

P.S: Netbook americano, sem acentos (desculpa)

Beijos

Lili disse...

Oi Kezia, isso de seguir o blog nas promos irei mudar no meu blog (como disse estou reciclando o Nossos Romances).

Mas, a maioria das parcerias sempre querem saber a quantidade de seguidores de seu blog (apesar de nao exigirem nas promos).

Ja deixei de receber livro porque nao tinha um numero X de seguidores.(absurdo)

Beijos

Lili disse...

Muito obrigada Ariane pelo comentario e apoio! E vc esta mais que certa, farei o melhor para os Nossos Romances :)

beijos

Lili disse...

Ola Denise, um prazer te-la aqui com o seu comentario! Vc esta certissima: "ganhar livros de presente é um pagamento muito pequeno para tal compromisso."

Por isso estou dizendo que e muito vantajoso para as editoras, afinal estamos (por algumas editoras) sendo muito manipuladas para tao pouco.

Tem parceria que recomendo! O problema nao e global, gracas a Deus, mas tem algumas que estao passando do limite e eu cansei disso!

Obrigada querida, volte sempre ;)

Beijos

P.s: Desculpa a falta de acentos, meu netbook e americano.

Tá Rodrigues disse...

Lili,

Isso é o que mais adoro no seu blog, a sua personalidade na escrita e a abertura que você dá para a discussão.
Eu descobri esse cybermundo literário a pouquíssimo tempo (meses) e alguns blogs parecem aquele e-mails de spam rs.
Eu também tenho um blog e digamos que o que eu escrevo nem sejam resenhas porque eu sou muito sentimental e quase nada critica (é algo que faço para mim e pelo que vejo por ai a fora prefiro minha liberdade do que 1 milhão de seguidores). Enfim o que falta no cybermundo literário são pessoas de personalidade como você! E quando li o titulo deste post eu fiquei com medinho que você fosse parar o blog.

Bjocas de mais uma Leitora Fã!!!

Beli disse...

Lili... seu blog foi um dos primeiros que conheci e sempre adorei! E foi através do Chá das cinco, do Romance Gracinha, do Desafio...
O meu blog literário comecei o ano passado por causa dos desafios literários que adoro... E compartilhar leituras, ler opiniões de outros, conhecer dicas de leituras, dicutir sobre uma determinada obra, etc é o mais legal dos blogs...
Eu concordo com o que vc falou... eu já tive outros blogs e site sobre Harry Potter e outros assunstos, e a graça era compartilhar informações, criar amizades...
As parcerias e as promoções são apenas acrecimos que deveriam ser uma forma de divulgação, mas tb de entrenimento... mas tudo parece que começou a entrar naquela concorrencia desleal, motivada pelo mercado editorial... Uma pena! Isso só causa problemas, inimizades e polemicas desneceessárias...
Gostei demais do post!

bjuss

Hérida Ruyz disse...

Lili...nem me fala! Eu bloguei sem ter nenhum parceiro por mais de 1 ano. E te falo um coisa...naquela época eu me sentia mais feliz com meu blog.
Sabe quantos livros tenho na estante que sou apaixonada p/ ler, mas não consigo tempo? titulos mais antigos. mas...com os livros de parceiros chegando aos montes, não me sobra tempo.
Realmente, talvez seja hora de reavaliar as prioridades.
Adorei o post!
Bjs

ludmilla disse...

oi lili!!!
Entaum ....quase nunca post aki ... .. mais sou leitora assidua do blog , sei lah qnt tempo .. uns 3 ou 4anos ...shushu...acompanho quase todos os post e amuu suas resenhas ... mais esse em especial me chamou mais atenção ,,concordo com vc, parei de visitar muitos blogs por causa da comercialização que virou as resenhas, acho que eh por isso q eu naum largo o nossos romances pq vc continua do mesmo jeito de anos atras ....
Enatum para encurtar isso aki queria te dizer p continuar assim _original_ pq tah dificil acha blogs como o seu na atual blogosfera ....

Ps:Eu nunca vou larga seu blog pq foi ele que me apresentou james Fraser(o homem da minha vida) ah sei lah qnt tempo,,,entaum naum liga para td isso naum que a moda passa e soh ficam as boas ideias..

Bjuuuu

http://www.facebook.com/?ref=home#!/profile.php?id=100002267214629

Mar disse...

achei muito incrível o que escreveu. mas tem outro lado. por exemplo, eu tenho parceria com duas editoras... nunca tive problema com nenhuma das duas, nem prazos, e até agora, não mandaram nada que eu não pidisse. a verdade é que, quem não tem muito custo , eu por exemplo (tenho 16 anos e apenas estudo) não tem como manter o vicio de leitura. Meus pais acham idiotice eu gastar tanta grana com livros que eu vou ler e depois depositar na minha estante. Não os troco por nada, meu pai acha que eu devo trocá-los. parece idiotice, pode ate ser, mas eu sou assim, tenho ciúme, e gosto dos meus bebes perto de mim. Isso acaba me limitando, como não trabalho, tenho que procurar outros jeitos de conseguir meus livros, não sendo troca. A parceria me deu essa "luz". Tive contato com Book Tours, por exemplo do selo brasileiro, e apenas entre porque concordei com os termos. Falei mal de um livro, e não me tiraram por isso.
Enfim, conclusão, não todas as parcerias erradas. Claro, há erradas, há editoras que cobram muito dos blogueiros. Mas a gente tem que saber que tipo de parceria que a gente quer... São oferecidas várias, você que tem que procurar quais você se adequa. É igual a livro, tem muitos ruins, mas tem bons, você só precisa procurar.

Fernanda disse...

Uau. Meus aplausos, Lili. Assino em baixo esse post.

Eu não vou colocar todos os blogs grandes e com parcerias como farinha do mesmo saco (como vc tbm não colocou), porque não é assim. Há blogueiros e blogueiros, e sabemos disso. Mas é verdade que essas coisas estão acontecendo, e muito...

ótimo post! :)

Fernanda disse...

PS: Eu continuo fã das blogueiras da - como dizer? - velha guarda, que foram as que me inspiraram a blogar em primeiro lugar. :) Saudosismo, talvez, mas acho que as coisas eram melhores naquela época (eu peguei o finalzinho), onde parceria era coisa rara e chique demais, e era parceria de verdade, não esse merketing todo. Onde a blogosfera era para interagir e se expressar, não para competir. Enfim. :/

Pedro Henrique Borges disse...

Adorei o seu texto, Lili. Você conseguiu tratar nesse texto todos os problemas relacionados a parceria com editoras... Na minha opinião está nas mãos dos blogueiros o poder de mudar isso. Infelizmente eles preferem ganhar os livros.

Lili disse...

Verdade Pedro, os interesses de hoje mudaram! Claro que existem exceções, mas tem ainda muita gente blogando pelo caminho errado... Os nossos textos podem não mudá-los, mas acho que algumas pessoas poderão refletir e tomar mais cuidado em relação ao seus blogs ou para aqueles que pretendem fazer um! O importante é não ficarmos quietos!
Obrigada pela visita ;)
Abs

Subscribe