22/03/2011

O Efeito Facebook

Postado por Liliane Cristine |

Sinopse


Tudo começou com uma novidade entre estudantes no alojamento de uma das universidades mais exclusivas e prestigiadas do mundo. Mas em pouco tempo o Facebook transformou-se numa empresa com mais de 500 milhões de usuários e obteve um dos mais vertiginosos crescimentos já registrados na história. Constitui uma parte essencial da vida social de centenas de milhões de adultos e adolescentes no mundo. À medida que o Facebook conquista usuários e fãs, cria efeitos surpreendentes e já foi, inclusive, usado para a mobilização de manifestações e protestos políticos. David Kirkpatrick contou com total cooperação dos principais executivos do Facebook para essa pesquisa com o objetivo de produzir esta fascinante narrativa sobre a história da empresa e seu impacto em nossas vidas. O autor narra os sucessos e equívocos dessa rede social e dá aos leitores o mais completo perfil disponível de Mark Zuckerberg — o fundador, o CEO e o principal responsável pela notável ascensão da empresa. Esta é a história do Facebook que não pode ser encontrada em nenhum outro lugar.

Depois de ter lido o livro "Bilionários Por Acaso: A Criação Do Facebook" que relata principalmente a versão do personagem Eduardo Saverin, criei certa expectativa em relação a esse livro que traz ao leitor um outro perfil de Mark Zuckerberg que no outro livro se apresentou como um cara totalmente introspectivo, monossilábico e bastante frio em seu relacionamento profissional e social.

Com base nisso, pensei que Mark Zuckerberg seria mais profundamente analisado pelo autor David Kirkpatrick... Mas, não há quase nada sobre a sua família, suas lealdades político-sociais e suas relações pessoais no livro. Já que Mark Zuckerberg estava disposto a abrir as portas do Facebook para o autor escrever sobre a sua história, pensei que o lado pessoal também fosse mais explorado...

Apesar deste ponto negativo, o livro O Efeito Facebook apresenta praticamente passo-a-passo como o Facebook acumulou meio bilhão de usuários. O autor fornece uma história fascinante de como a empresa foi construída, dando uma nova visão dela e principalmente tocando nos pontos controversos que principalmente no livro anterior foram tão sublinhados. Como por exemplo, os motivos cuidadosamente relatados em relação à demissão de Eduardo Saverin

O livro para mim foi dividido em duas partes. A primeira parte do livro oferece uma fascinante história corporativa do Facebook, enfatizando principalmente a perspectiva de Mark Zuckerberg. Já a segunda parte do livro foca sobre o impacto do Facebook no mundo, apresentando minuciosamente o seu desenvolvimento e expectativa como um dos sites mais populares do mundo.

Além das informações sobre uma das maiores redes sociais do mundo, você também irá encontrar algumas fotos ilustrando momentos importantes que se sucederam antes e depois do sucesso Facebook!

O livro para mim foi muito interessante para acrescentar ainda mais a minha visão e conhecimento sobre a rede social Facebook. Apesar de não ter tido o perfil completo de Mark Zuckerberg, o livro é ótimo para quem principalmente trabalha na área de informática, negócios e para os meros curiosos de plantão!

Recomendo!

4 comentários:

Náh disse...

Não sei se gostaria de ler algo nesse estilo, embora tenha lido ótimas críticas a respeito de ambos os livros!
ótima resenha, Lili!
Bjus,
Náh

Beli disse...

Ao contrário do outro livro, esse não me despertou tanta curiosidade...
Ler biografias não é algo que me interessa, mas as vezes vale a pena ler... sem dúvida o criador do Facebook é uma figura interessante.
Adorei a resenha, Lili!

bjuss

Thais (Viaje na Leitura) disse...

Oi Lili!

O livro me atraiu muito, mas gostaria de ler o outro da mesma editora que conta a história de maneira adversa.

Bjoooooo

Débora Lauton disse...

Hum, sabe que esse tipo de leitura não me atraí? E diga-se de passagem nem o filme com mesmo assunto...
Acho que deve ser legal para quem trabalha nessa área, mas como já desisti disso... vou ficar com os romancezinhos mesmo...

beijos,
Dé...

Subscribe