20/12/2010

Como Falar Dragonês

Postado por Liliane Cristine |

Sinopse


Soluço Spantosicus Strondus III foi o mais grandioso herói já visto em todo o território viking. Ele era bravo, impetuoso e muitíssimo inteligente. Mas até mesmo os grandes heróis podem ter dificuldades no começo. Principalmente se têm como companheiro um dragãozinho teimoso e mal-educado. Nessa nova aventura da série, o dragão Banguela foi capturado, um nanodragão está prestes a virar refeição e Dragões-tubarões estão à solta. Mais uma vez, os vikings precisam de um salvador... Soluço! Com aventura, ação, muito humor e ilustrações divertidíssimas, a receita do sucesso de Como treinar o seu dragão é seguida à risca no terceiro lançamento da série escrita e ilustrada pela inglesa Cressida Cowell, autora premiada de obras infantis e infantojuvenis. Crianças, jovens e adultos que já conhecem Soluço e o dragão Banguela, seja das páginas dos livros, seja das telas de cinema, não vão perder essa nova história.

Soluço Horrendous Haddock é pequeno, magro e bastante normal. Ele não é particularmente bom em esportes, prefere uma conversa civilizada a uma briga. Mas, provavelmente irá um dia liderar a tribo Viking que atualmente é governado por seu pai, o Vasto Stoick. Infelizmente, ele não tem nenhuma das características que os vikings procuram em um líder... E antes que ele possa herdar a liderança da tribo, ele deve primeiro passar por uma iniciação (juntamente com outros 19 meninos vikings), no qual ele deve capturar um dragão e treiná-lo para pescar, caçar e batalhar, como os dragões têm feito por gerações.

Este livro tem todas as características marcantes para um livro infanto-juvenil. O humor é amplo e abundante, dividido por inserções gráficas que vão desde ilustrações divertidas infantis dos personagens, até as mais interessantes piadas. Me diverti muito lendo o livro, mesmo sendo uma leitura mais visada ao público jovem, voltei no tempo e pude me deliciar com as aventuras de Soluço e seus amigos.

As cenas de ação envolvendo os dragões são com certeza o destaque do livro. A aparição de um enorme dragão do mar estabelece alguns momentos verdadeiramente arrepiantes... A autora soube sem dúvida explorar cenas divertidas e com bastante ação! Dando ao livro uma conotação super divertida e atraente para os leitores. Sem dúvida é um livro para todas as idades!

Outro ponto forte do livro é a capacidade criativa, original e super imaginativa da autora apresentar-nos os rituais de iniciação e os dragões de uma maneira que muitas vezes parecia ser mágica...

Em suma, "Como falar Dragonês" é fundamentalmente um livro sobre os problemas e como resolvê-los. Tratando-se de colocar as coisas em perspectiva.  Mas, sabe a grande ironia desse livro? É que o dragão nunca fica "treinado" - pelo menos não da maneira que você esperaria que fosse...
Talvez os mais jovens não percebam a moral da história, mas ela está presente! Os mais grandinhos com certeza irão perceber e ficarão ainda mais encantados com o livro, como eu mesma fiquei!
Eu recomendo!

3 comentários:

Beli disse...

Ah!!! Estou louca p ler esse livro...

Muito fofo! *__*

Adorei a resenha!!!
bjusss

Cláudia Charão disse...

Oi :)
Eu estou adorando essa coleção, a autora é mesmo muito criativa, não tinha lido nada parecido, os desenhos são ótimos e é muito engraçado.

Bjuss

Isa Pina disse...

Já li o primeiro livro e até comprei o segundo e, de fato, são livros bem divertidos e engraçados! A autora não perde a mão, sem dúvida sabe como conduzir uma história! o/
Bjs,
Isa.
~Portal doslivros

Subscribe