16/11/2010

Pequena Abelha

Postado por Liliane Cristine |

Não queremos lhe contar o que acontece nesse livro.

É realmente uma história especial, e não queremos estragá-la.

Ainda assim, você precisa saber algo para se interessar, por isso vamos dizer apenas o seguinte:


Essa é a história de duas mulheres cujas vidas se chocam num dia fatídico. Então, uma delas precisa tomar uma decisão terrível, daquelas que, esperamos, você nunca tenha de enfrentar. Dois anos mais tarde, elas se reencontram. E tudo começa… Depois de ler esse livro, você vai querer comentá-lo com seus amigos. Quando o fizer, por favor, não lhes diga o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como essa narrativa se desenrola.


Pequena Abelha é um livro profundamente comovente. Resumidamente, é a história da pequena abelha, uma menina de 16 anos, nigeriana, muito corajosa, tentando encontrar um refúgio seguro no Reino Unido. Paralelamente o leitor irá também conhecer a história de Sarah, uma jornalista inglesa também muito destemida  e diposta a vencer todos os seus dramas e dificuldades. Alternando assim as narrativas entre as duas personagens, o autor Chris Cleave faz com que a história ganhe um ritmo agradável e destaca da forma mais crua e realista as durezas da vida (mesmo sendo uma ficção).

O livro sem dúvida é triste. Muito longe de ser engraçado, exceto alguns trechos onde o leitor talvez pudesse encontrar-se sorrindo tristemente, mas o livro é de cortar o coração. E se você ficou curioso (a) para saber o verdadeiro propósito do livro?! Para mim, sem dúvida a  lição mais marcante que ficou nas entrelinhas foi a de incentivar as pessoas a fazer algo sobre as ‘abelhinhas’ do mundo...

O livro irá abrir os nossos olhos para nós valorizarmos mais as pequenas coisas que aparecerão pela nossa vida e que muitas vezes esquecemos de apreciar. Ele vai fazer você perceber o quão preso nós estamos nesse sistema capitalista, agora tão globalizado, que enfoca cada vez mais a individualidade das pessoas nos fazendo esquecer o Mundo, tornando-nos cada vez mais egoístas.

A história é um puxão de orelha! E além de todas as dificuldades ali narradas, a nossa protagonista deixa claro que viver a vida ainda vale a pena. Apesar de tudo... Essa é a mensagem da Pequena Abelha. Que com certeza ficará por muito tempo em minhas lembranças com o propósito de me policiar principalmente nas insignificantes reclamações que eu faço no meu dia-a-dia...

Pequena Abelha é o segundo livro de Chris Cleave. Finalista do Prêmio Costa de 2008 como Melhor Obra de Ficção, foi indicado ao Prêmio Commonwealth Writers' como Melhor Livro de 2009.

13 comentários:

Débora Lauton disse...

Esse livro parece ser muito bonito... eu vou compra-lo...

beijos,
Dé...

Vivi disse...

Se não me engano, minha irmã comprou esse livro. Só de ler sua resenha, senti um aperto no peito. Deve ser pungente mesmo.

Beijocas

M!riam disse...

Tô com medo desse livro, deve ser triste e eu sou muito chorona! rsrsr

beijoo

Hérida Ruyz disse...

A capa desse livro não me chamou muito a atenção. Mas a história parece ser comovente.
Ele está na pilha...logo, logo eu leio.
Bjs

Cláudia Charão disse...

Oi Lili!!!

Disse tudo esse é um puxão de orelha, tão triste e tão real. É do tipo que fica contigo.

Bjuss

Angélica Roz disse...

Oi Lili! Adorei a sua resenha! Foi uma das melhores que já li sobre esse livro! Ando doida para lê-lo... :) Bjss!

Daniela Tiemi disse...

Coloquei este livro na lista de desejados do amigo secreto lá da empresa onde trabalho. Espero ganhá-lo! Histórias q são "um puxão de orelha" são importantes para repensarmos na vida...
Bjo.

Larissa, Lara, Lalá, .... disse...

Quero muito ler este livro, ja' li va'rias resenhas falando muito bem dele!! Beijos

Kézia Lôbo disse...

Desde que foi lançado estou desejando imensamente!!! Quero mucho!

Dandra disse...

Eu gostei de Pequena Abelha, mas não foi aquela coisa toda. É bom, e pronto.

Farofa de Batata =] disse...

Depois de umas férias O Farofa de Batata está de volta com um especial do Harry Potter
dê um pulinho lá e comente plz! www.farofadbatata.blogspot.com

Miquilis
Bru

Amanda disse...

Já comprei o livro pois gostei muito das resenhas que li, mas minha mãe leu e disse que não gostou não. Ai de 1ª posição caiu pra 7ª. Agora é terminar os 6 livros que tenha na minha lista antes de lê-lo pra saber.

Caline disse...

Esse livro parece ser muito triste e tocante.

E além de tudo parece valer muito a pena ler.

Xero.

Subscribe