08/09/2010

Por que amamos ler?

Postado por Liliane Cristine |


Sinopse


Coletâneas não são livros comuns. Escritores fazem anotações em agendas e muitos ainda mantêm diários, mas o fácil acesso à informação – especialmente na era da internet – transformou um livro de frases ou ditados favoritos que reúna fatos ou conceitos importantes em um pouco mais que uma mera curiosidade de outra época.

O material desta coleção vai da época de Cícero até David Sedaris, de livros escritos em pergaminhos a livros impressos por demanda, da tradição oral até o Kindle da Amazon.com.

Trata-se de um gift Book. Um livro presente apra o Natal em cores, ilustrado com as mais belas pinturas clássicas de todos os tempos que retrataram o prazer de ler.

Pensamos nessa obra para atender aos consumidores com a necessidade de um belo presente de Natal que, ao mesmo tempo, seja um objeto cultural identificado com o público que adora ler. Temos então um presente de elevado bom gosto, acessível, com um aporte cultural e com acabamento impecável.

Livro de leitura rápida, que assumidamente expõe frases que estimulam e tentam explicar das mais diversas formas Por que amamos Ler?!

Em cada frase ou citação do livro descrita nos faz refletir e enxergar a importância do ato de ler!  Eu achei o livro maravilhoso e estará de hoje em diante sempre na minha cabeceira para abrí-lo aleatoriamente e ler. Tendo a certeza que em cada citação lida e relida irá usufruir uma nova visão e entendimento completamente diferente quando li pela primeira vez...

Em outras palavras, o livro é simplesmente um compêndio de depoimentos sobre livros feito por quem é ou foi um aficionado pela literatura. Durante a leitura, sem pensar duas vezes peguei meu bloquinho de notas e fiquei anotando várias frases que me chamaram a atenção e tantas outras para refletir...

Algo bastante também interessante no livro, é que para facilitar a consulta o autor organizou o material desta coletânea por assuntos. Facilitando o manuseio e até a compreensão do que determinada frase ou citação está tratando...

Além do conteúdo com a presença de grandes escritores e personalidades tentando explicar o nosso fascínio pela leitura, não posso deixar de enfatizar o belíssimo bom gosto da capa, do acabamento em capa dura impecável, sem falar das páginas ilustrando as mais belas pinturas clássicas de todos os tempos, que tem como temática justamente o prazer de ler!

Por que amamos ler? É sem dúvida um lindo presente que com certeza agradará apreciadores da leitura e todos os bibliófilos de plantão!

E para terminar não poderia deixar de citar algumas citações do livro, só para vocês degustarem:


"Adquirir o hábito da leitura é construir para si um refúgio de todas as misérias da vida." 
W. Somerset Maugham (1874-1965)

"Livros não são peças de decoração, mas não há nada que decore melhor uma casa."
Henry Ward Beecher (1813-1887)

"Eu escrevo como se fosse salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida."
Clarice Lispector (1920-1977)

"Um verdadeiro grande livro deve ser lido na juventude, outra vez na maturidade, e novamente na velhice, como um edifício bem construído deve ser visto sob a luz da manhã, sob o sol a pino, e à luz do luar."
Robertson Davies (1813-1914)

"O maior dom é a paixão pela leitura. É barata, consola, distrai, emociona, dá-nos conhecimento sobre o mundo e uma enorme experiência. è uma iluminação moral."
Elizabeth Hardwick (1916-2007)

"Sem palavras, sem escritores, sem livros não haveria história, nem conceito de humanidade."
Herman Hesse (1877-1962)

***

8 comentários:

Musikar Gospel disse...

Olá tudo bem!
Meu nome é Paulo Freitas sou responsavél pelo portal de música gospel (www.musikar.com.br) estou lhe convidando a fazer parte da nossa lista de parceiros e ajudar a divulgar o portal MUSIKAR, adicione nosso banner (pegue na nossa pagina inicial) e nos avise em seguida que adicionamos um link apontando para seu site em nossa lista de blogs parceiros.
Parceria que ajudará ambas as partes!

Desde Já agradeço pelo sua atençâo.

Sonhos & melodias disse...

Oi Lili,
Adorei saber desse livro. Uma ótima dica mesmo. Eu sempre me pergunto por que adoro ler. Leitura para mim é como a música: não vivo sem. Os dois são alimentos para minha alma.
Bjs

La Sorcière disse...

Adorei as citações que vc escolheu :)
BJ

Cláudia Charão disse...

Eu amo esse tipo de livro. Adorei a degustação :)

Beli disse...

Adorei!!! Parece muito bom...

algumas dessas citações eu já tinha lido, são lindas!!!

E capa é um charme!

Dri disse...

"Sem palavras, sem escritores, sem livros não haveria história, nem conceito de humanidade."

Acho que a humaninda ainda não entendeu isso perfeitamente...

Adorei as citações!

Beijos!

Dominique Sampaio disse...

Um dia na livraria, eu peguei esse livro e adorei. Mas ele é mto, mto caro. Aguardo um momento de coragem para comprá-lo. Simplesmente, foi paixão à primeira vista.

Beijos.

Myrella disse...

Rá, muito boa a dica Lili. Por que amamos ler? Essa fácil, será que porque o mundo da leitura é fascinante? Ou quem sabe é misterioso? Talvez empolgante até mais do que sua própria vida? Cada qual com sua explicação; a minha, porém é bem simples, ler não só me faz viajar em mundos distantes, não só me faz criar fantasias, construir sonhos...a leitura vai muito mais além do que o mundo real pode me propiciar; nos lugares mais inusitados, diferentes e até mesmo engraçados a leitura me transporta por meio de simples palavras. Só quem lê sabe do que estou falando, sabe o quanto é prazeroso ler e viver o conflito que se passa no livro; a grande vontade de saber o que há na próxima página, a vontade de encontrar uma solução para tudo e ter como muitas estórias infantis um "E viveram felizes para sempre". Simplesmente maravilhoso.

Subscribe