31/07/2010

O Morro dos Ventos Uivantes

Postado por Liliane Cristine |


O clássico O Morro dos Ventos Uivantes, foi publicado pela editora Lua de Papel em uma edição especial para agradar aos leitores da saga Crepúsculo.
“SE O AMOR DELA MORRESSE, eu arrancaria seu coração do peito e beberia seu sangue.”

O livro favorito do casal do momento: Bella e Edward!

Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. “Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff”, diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais belas de todos os tempos, O morro dos ventos uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, inclusive dos belos personagens de Stephenie Meyer.

***

Eu escolhi novamente este livro depois de 20 anos ter lido na época escolar. Confesso que amei ter relido! Desta vez tive uma percepção e um entendimento bem diferente do que eu lembrava...

O Morro dos Ventos Uivantes é uma história de paixão, obsessão, ódio, vingança e amor não correspondido! O livro retrata a história de Catherine, uma menina vaidosa e voluntariosa que rejeita Heathcliff por causa de suas diferenças de classe e educação. Devido os preconceitos, Heathcliff é cheio de ódio e ressentimento, apesar da grande bondade de seu mestre ter tirado-o literalmente das ruas. 
Depois de se sentir discriminado, Heathcliff tem como grande objetivo vingar-se de todos aqueles que o maltrataram ou ficaram no caminho de sua relação com Catherine. Sua necessidade de vingança não diminui e continua na geração seguinte, incluindo a filha de Catherine e o seu próprio filho. Agora, se Heathcliff irá ou não ser bem sucedido em suas tentativas... Deixo para você leitor descobrir!

O livro é denso do começo ao fim! Num cenário sombrio e gótico Emily Bronte criou uma obra prima que deixa qualquer leitor estupefato com  as emoções violentas dos personagens ali descritas. Como são cruéis uns com os outros e o quão duro é o coração de Heathcliff... Sentia na pele as emoções e o ódio dele... Confesso que mesmo com tanto ódio, frieza e falta de amor, sentia muita pena de Heathcliff, imaginando se ele tivesse sido criado de outra forma quando ainda era menino poderia ter sido completamente diferente...

Quantos Heathcliff não existem pelo mundo? Desejando amar e principalmente ser amado?
O livro apesar de ter sido escrito em 1847, é totalmente atual! Ainda podemos ver exatamente os mesmo problemas daquele tempo nos dias de hoje! Só que nos dias atuais, mesmo com mais educação, avanços tecnológicos e sociais, ainda estamos presos a sentimentos retrógrados e difíceis como a hipocrisia, o orgulho e o preconceito.

Em suma, o livro é para ser lido e relido.Um grande clássico que deveria estar em todas as estantes daqueles leitores ávidos por leitura e que apreciam uma história de amor transcendental que ultrapassa todos os limites além da dor e da morte!

Recomendo!

19 comentários:

Náh disse...

Ain... Tenho até vergonha de dizer que nunca li esse livro!
Beijos,
Náh

Laelany disse...

Olá!
Eu li esse livro há algum tempo, mas amei! Sem dúvida uma das histórias de amor mais belas de sempre.

Valéria Riet disse...

Muito boa sua resenha. Tbm li na época da escola, e após ler a saga Crepúsculo, claro, decidi reler para relembrar. é uma história intensa e triste.
tbm vi com outros olhos essa releitura. percebi muitas coisas q não havia visto, e concordo qdo diz q é atual e q há muitos meninos como Heathcliff no mundo, precisando de amor e compreensão...

Cláudia Charão disse...

Eu não li esse, nem na escola (o meu colégio só indicava literatura brasileira). Eu ouvi falar muito bem ou mal desse livro - parece que ele tem esse efeito, pela sua resenha acho que vou gostar.

Bjuss

PPL disse...

Nunca li o livro, mas ja assisti ao filme e não gostei... ao ver o filme antes de assistir ao filme me fez perder totalmente o interesse no livro.

Aurelia disse...

Também li esse livro duas vezes, a segunda depois de crepúculo, me bateu saudade. É intensa, sombria e simplesmente maravilhosa.
Bjs.

Bia Carvalho disse...

Oi querida,
Esse é um dos meus livros favoritos!
Pena que ela não escreveu mais livro nenhum, né?

Bjs

vane disse...

maravilhoso... vale lembrar que tem uma adaptação feita pela BBC que tb é maravilhosa.

Nayá disse...

Eu achei o livro parado, sempre esperava as mesmas coisas pra acontecer...
Mas eu vi isso de ser atual, porque realmente pode acontecer por aí, em qualquer lugar e com qualquer pessoa.
Eu vou dar uma segunda chance e reler esse livro. Quem sabe eu não passe a apreciá-lo melhor? =)

Beijos, Lili!

Fernanda disse...

Não gostei desse livro quando li pela primeira vez, mas tenho a maior vontade de reler, para ver se mudo de opinião, agora que estou mais velha.. ;)

Bjoss!

Daniela Tiemi disse...

Eu gosto mto mesmo deste livro. Gosto mto de como a autora finaliza...
Adorei a resenha, estou relendo o livro para preparar a minha! rs.
Bjos.

quetsia disse...

Romance perfeito mesmo já o li duas vezes, é apaixonante. Vou indicar um romance que achei na biblioteca da minha cidade, o título na minha opinião deixa a desejar, mas ele é perfeito " Amor Selvagem" de Rosemary Rogers, é perfeito mesmo, te leva pra outra época, é excelente.

Brunas F. disse...

Amooo *.*

La Sorcière disse...

Querida: esse é um dos meus livros prediletos!
Mas é um livro muito mais sobre dor, desilusão, vingança que sobre o amor, pelo menos da maneira romântica em que pensamos o amor. Foi até uma surpresa esse livro ser citado na série Crepúsculo. Um amor tão raso e bobinho como e de Bella e Edward em contrapartida à avalanche de emoções que emanam de Heathcliff... inclusive, ódio.
Excelente resenha:)

Bjks
Alê

francielia disse...

Eu fiquei impressionada com a história quando vi o filme. Então pesquisei e decobri o livro. è uma história encantadora capaz de prender qualquer tipo de leitor. Eu recomendo. O livro é muito bom de uma linguagem sedutora e ao mesmo tempo misteriosa que nos da margem a formular os personagens e ambiente da trama de maneira unica e inesquecivel.

geu disse...

eu vou ler apatir de hoje quando terminar dou a minha opnião valeu?!!ate mais!!!!

BETY RIBEIRO disse...

li esse livro e amei,amo romances fico sonhando com cada historia

Myrella disse...

Certa vez pensei em comprar este livro, mas findei não comprando, da próxima vez eu compro ;D

Luciana disse...

Depois de tanto tempo querendo só a pouco tempo o li muito bom!

Subscribe