30/05/2010

Desafio Literário - Mês Abril

Postado por Liliane Cristine |



Eu sei, estou muito atrasada no Desafio Literário. Peço desculpas pelo atraso, mas devido ao trabalho e principalmente a faculdade, não pude ler tanto quanto gostaria... Mas, nem por isso irei desistir =) Pretendo começar o mais rápido possível o livro mês de Maio...Mas por agora é o mês de abril e aqui está a minha singela opinião dele.

Tema: Escritores Latinos-Americanos

Mês: Abril/2010


Neste mês eu li: Travessuras da Menina Má

Autora: Mario Vargas Llosa

Editora: Alfaguara

Nº de páginas: 304






O livro é sobre o amor passional de Ricardo Somocurcio pela misteriosa e estonteante "chilena" Lily, que almeja mais que tudo um status social que o seu amante jamais poderá lhe dar. Em busca desse objetivo Lily ultrapassa tudo e todos para realizá-lo, e Ricardo estará sempre esperando que Lily desista dessa ambição para casar e viver com ele uma vida pacata em Paris... No meio desta trama, temos os mais variados cenários, onde Llosa nos conduz por Lima, Paris, Londres, Tóquio e Madri descrevendo com maestria momentos marcantes da História na segunda metade do século passado.

Eu escolhi esse livro porque  nunca tinha lido nada deste autor antes! E foi uma agradável surpresa sem dúvida... Fiquei curiosa com os outros títulos deste autor!

A leitura foi empolgante e envolvente! Apesar da obsessão um tanto agonizante de Ricardo por Lily, acredito que era exatamente essa a intenção do autor que ainda explorou como pano de fundo os mais atribulados acontecimentos da história mundial...

Algum destaque? Apesar de ser muito aventureira e totalmente inconformista, sem dúvida é a Lily. Não conseguia largar o livro para saber em qual lugar do mundo a nossa menina má estava e o que a mesma estava aprontando! Definitivamente as travessuras da menina má é o grande destaque do livro!
Sinopse: O peruano Ricardo vê realizado, ainda jovem, o sonho que sempre alimentou - o de viver em Paris. O reencontro com um amor da adolescência o trará de volta à realidade. Lily - inconformista, aventureira e pragmática - o arrastará para fora do pequeno mundo de suas ambições. Ricardo e Lily - ela sempre mudando de nome e de marido - se reencontram várias vezes ao longo da vida, em diferentes cidades do mundo que foram cenários de momentos emblemáticos da História contemporânea. Na Paris revolucionária dos anos 60; na Londres das drogas, da cultura hippie e do amor livre dos anos 70; na Tóquio dos grandes mafiosos dos anos 80; e na Madri em transição política dos anos 90. Assim, ao mesmo tempo em que conta a história de um amor arrebatador, Travessuras da menina má traça um quadro vigoroso das transformações sociais européias e convulsões políticas da América Latina. Muitas das experiências de vida de Vargas Llosa aparecem aqui, por meio de seus personagens - os tempos de penúria em Paris, seu trabalho como tradutor, sua simpatia pela revolução cubana e a ligação permanente com seu país de origem, o Peru. Criando uma tensão entre o cômico e o trágico, numa narrativa ágil, vigorosa e terna, que conduz o leitor nesta dança de encontros e desencontros, Mario Vargas Llosa joga com a realidade e a ficção para contar uma história em que o amor se mostra indefinível, senhor de mil faces, como a menina deliciosa e má. 


A minha nota é  4/5

Se quiser ver como anda o Desafio Literário de outras participantes, clique aqui

11 comentários:

Luka disse...

Lili,
Você atrasou a leitura do mês de Abril e eu vou atrasar a do mês de maio. Paciência porque acontece !
Adorei sua resenha !
Nunca li nada desse autor e quando tiver oportunidade, vou experimentar.
Beijos
Luka.

Daniela Tiemi disse...

Este foi muito comentado, mas nunca tive mta vontade de lê-lo... Talvez eu dê uma chance ao livro! Parece legal.
Bjo.

Aline Maziero disse...

Adoro esse livro. Foi o primeiro que li do autor, depois li mais dois, mas que eu morria de raiva da "peruanita", eu morria. Aliás, que amor era aqurle do Ricardo?
bjos

Roberta Seabra disse...

Este livro faz parte da minha lista de livros que acabo sempre adiando a compra mas que quero muito comprar e ler.

Beijos

Dominique disse...

Eu comecei a lê-lo em 2004, mas abandonei. Não lembro o motivo, mas acho que precisei ler outro livro e venceu a data do empréstimo. Enfim, é um dos livros que desejo retomar a leitura em breve.

Mil bjs.

Cláudia Charão disse...

Puxa só leio coisas boas sobre esse livro, vou querer ler.

Bjus

Cláudia Charão disse...

Ah Parabéns pela parceria também ... uma ótima semana pra ti!!!

Lucas Geraldo disse...

interessante esse livro! hm...
Estou te seguindo! Abraços!

Cíntia Mara disse...

Também li este livro em abril, mas não gostei. Odiei a menina má e achei o Ricardo muito babaca.

Mas, enfim, cada um tem um gosto, né? Acho que eu fui a única a não gostar, rs.

Beijos

Karina Cristina disse...

O livro parece ser mt bom! Fiquei interessada pra ler sobre essa obssessão do Ricardo por Lily. Adoroo

Dandra disse...

Eu fiquei assustada com o tema de Elogio da Madastra, de Mario tb, e a única coisa que gostei foi do final, mas acredito que esse Travessuras da Menina Má tem outro enredo, outro foco, e esse será o próximo dele que vou ler.

O cara sabe contar estória, sem dúvida, a narrativa dele é envolvente, mas realmente comecei lendo um livro dele que não me cativou.

Bjs

Subscribe