03/04/2010

Desafio Literário - Mês Março

Postado por Liliane Cristine |




Continuando o Desafio Literário 2010, que para quem ainda não sabe exatamente do que se trata, dá uma passadinha no link clicando aqui! Desta vez peguei em ebook mesmo, a obra Muito Barulho Por Nada de Shakespeare, que é uma leitura clássica universal (a temática deste mês), onde estava bastante curiosa a respeito desta peça...Vamos então falar a respeito dele!

Tema: Literatura Universal

Mês: Março/2010



Neste mês eu li: Muito Barulho Por Nada

Autora: William Shakespeare

Editora: L&PM

Nº de páginas: 150



O livro é sobre a história de um casal de namorados chamado Cláudio e Hero, que estão prestes a se casar. Para passar o tempo antes de seu dia do casamento, eles conspiram com Don Pedro, para enganar seus amigos, Beatriz e Benedito, para confessar seu amor um pelo outro. Don João, no entanto, com inveja de tanto poder de Don Pedro e seu afeto por Cláudio, planeja sabotar o casamento. A obra é uma comédia considerada um dos textos mais hilariantes de Shakespeare.


Eu escolhi esse livro porque  assisti e adorei a adaptação cinematográfica do livro que saiu em 1993 com excelentes destaques como os atores: Kenneth Branagh e Emma Thompson que simplesmente arrasaram na interpretações dos cômicos personagens Beatriz e Benedito. Para quem ainda não viu, fica aqui registrado a minha recomendação!

A leitura foi muito interessante! Sempre tive curiosidade em ler alguma obra de Shakespeare. E eu gostei! O livro no começo é um pouco complicado. O jogo de palavras é confuso, mas depois que a leitura avança fica mais clara, tornando assim uma leitura bastante dinâmica e divertida.

Algum destaque? Me diverti muito com os diálogos afiados e muito engraçados do casal Beatriz e Benedito! Com certeza é o grande destaque da obra...

Sinopse: Um homem e uma mulher. Os dois igualmente inteligentes, bem articulados, espirituosos, rápidos em construir respostas espertas a todo tipo de afirmação ou pergunta. É nas falas de Beatriz e Benedicto, dois dos personagens mais queridos do público de Shakespeare, que se fundamenta a parte cômica desta peça, Muito barulho por nada. Quando se encontram os dois, armam-se verdadeiros combates entre esses esgrimistas das palavras, dois alérgicos ao casamento, para o prazer do leitor ou platéia.

O lado trágico da peça nasce de pérfida intriga armada por um homem despeitado e vingativo, carregado de ódio, e que se descreve assim: "É mais condizente com meu sangue ser desdenhado por todos que pavimentar a estrada para roubar a afeição de alguém. Assim é que, muito embora não se possa dizer de mim que sou um homem honesto e bajulador, não se pode negar que sou um patife franco e leal". Com provas falsamente arranjadas, uma inocente donzela é acusada de ser uma rameira. A história tem danças, festa de mascarados, cerimônia de casamento; tem flertes, tem príncipes e condes, damas nobres e damas de companhia; e a história tem calúnias, desafios para duelos, confrontações verbais, cerimônia fúnebre, até morte e fuga que se revertem. A história tem dores e amores; a história é teatro e é Shakespeare.


A minha nota é  4/5

Se quiser ver como anda o Desafio Literário de outras participantes, clique aqui.

6 comentários:

Daniela Tiemi disse...

Lili, eu já li este livro há mtooo tempo atrás em uma versão infanto-juvenil, quero mto ler o texto integral da peça. Preciso muito reler, pq pouco lembro da história... Tb vi o filme, mas tb foi há mtoooooo tempo. =0/ Eu adoro Shakespeare, apesar de ter lido apenas algumas peças. Ótima escolha para o desafio! Bjo.

Renata disse...

Quando estudei Shakespeare na faculdade meu grupo teve que fazer uma apresentação sobre essa obra. Depois que lemos o livro descobrimos o filme e foi maravilhoso descobrir como ele retrata muito bem a trama.
Curiosidades: essa foi a primeira peça de Shakespeare na qual uma mulher encenou (papel de Hero) e foi também a primeira com conotação cômica, apesar de ser também uma tragédia.

Boa leitura!

Luka disse...

Lili !
Saudades de Você !
Não conhecia esse livro. Gostei demais da sua resenha !
Beijos
Luka.

Cláudia Charão disse...

Parece ótimo - não vi o filme ainda vou procurar, eu nunca li nada do Shakespeare - coloco a culpa na fama de que é um texto difícil de entender e do fato de que me faz lembrar um dia que estava na biblioteca do colégio (devia ter 10 anos - lia bastante Pedro Banceira na época) e um guri da 8ª série disse que estava lendo Romeu e Julieta e Guerra e Paz ao mesmo tempo rsss Claro que pretendo superar as 2 coisas uma hora dessas. Bjus e Bom domingo!!!

Nanda disse...

Ei Lili,

Parabéns pela escolha, eu ainda quero ler uma obra de Shakespeare embora já tenha lido vários textos soltos nunca li um livro inteirinho.

Este então não é dos mais conhecidos e gostei de saber mais sobre ele.

bjo

Vivi disse...

Òtima escolha, Lili!! Fico feliz que tenha apreciado a sua leitura. Shakespeare é sensacional.

Beijocas

Subscribe